São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Governo é omisso", diz promotor

da Reportagem Local


Para o promotor da Vara Central de Infância e Juventude de São Paulo, Clilton Guimarães dos Santos, "o governo federal está sendo omisso quanto aos abusos da TV".
"É estranho o secretário (José Gregori) ameaçar as televisões e não fazer cumprir aquilo que a Constituição Federal manda, que é as emissoras respeitarem os valores éticos e morais. Está configurada a omissão do governo", diz.
Gregori discorda: "Ocorreram algumas respostas desde que comecei o diálogo com as emissoras, mas a coagulação não ocorreu. As emissoras, verbalmente, demonstram boas intenções, mas na prática apenas maneiraram um pouco".
Clilton Guimarães dos Santos foi o promotor que elaborou ação civil pública contra o "Programa do Ratinho", em novembro passado. Na ação, que deve ser julgada até agosto pela 34ª Vara da Cível de São Paulo, o Ministério Público pede que o SBT pague indenização de R$ 25 milhões por desrespeito aos direitos humanos no "Programa do Ratinho" ou que exiba um programa educativo.
A ação também resultou em uma liminar, até hoje em vigor, que proíbe o "Programa do Ratinho" de exibir brigas e deficientes.
Parte da ação de Santos é sustentada por reportagem da Folha, de outubro, que mostrava que o "Programa do Ratinho" pagava a desempregados para brigarem e interpretarem papéis de marido traído, travesti e falso curandeiro.



Texto Anterior: "Tomamos precauções"
Próximo Texto: Morre Mario Puzo, o criador de "O Poderoso Chefão"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.