São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

O joio e o trigo

Folha avalia 12 casas caras, bem avaliadas e estreantes na São Paulo Restaurant Week, que vai até o dia 13

NESTA QUINTA edição da São Paulo Restaurant Week, a meta dos organizadores, de chegar a 200 casas, foi atingida. Para ajudar na escolha de um dos restaurantes que oferecem até o dia 13 um menu completo a R$ 27,50 no almoço e R$ 39 no jantar, a reportagem da Folha visitou 12 lugares.
O critério de seleção considerou, entre os estreantes, os mais caros -com cinco (R$ 75,01 a R$ 110) ou seis cifrões (acima de R$ 110), segundo a cotação de preço do Datafolha- e mais bem avaliados. Nos restaurantes mais concorridos, como o La Brasserie e o Antiquarius, o problema foi a reserva. (CRISTINA FIBE, JANAINA FIDALGO, JULIANA BIANCHI, LUIZA FECAROTTA, MARÍLIA MIRAGAIA, RACHEL BOTELHO)

NÃO VALE

BACALHOEIRO
FOI BOM: a casa surpreende pela beleza, especialmente à noite, quando é iluminada com luzes amareladas e velas que ressaltam os detalhes da decoração. O atendimento foi cortês -na falta do vinho pedido, o sommelier sugeriu outra opção pelo mesmo custo. O caldo do verde da entrada, apesar de pequenino, estava muito saboroso.
NÃO FOI BOM: a boa impressão deixada pela entrada, diluiu-se quando o prato principal chegou: uma panelinha com bacalhau desfiado, muita batata palha murcha e ovos mexidos -os ovos só foram percebidos pela presença da casca. Morno e seco, carecia de personalidade. (JF)
r. Azevedo Soares, 1.580, Vila Gomes Cardim, tel. 0/xx/11/2293-1010
seg. a qui., das 12h às 15h e das 19h à 0h; sex., das 12h às 15h e das 19h à 1h; sáb., das 12h à 1h; dom., das 12h às 18h

BALNEÁRIO DAS PEDRAS
FOI BOM: oferecido espontaneamente, o cardápio tem pratos leves e boas opções de frutos do mar, peixes e carnes. A presença da atenciosa chef Areta Pearl no salão ajudava a suavizar os desencontros da brigada.
NÃO FOI BOM: o serviço no primeiro dia de evento foi desastroso. O prato principal foi levado à mesa errada, a tartelete de limão veio com recheio de chocolate e o sorvete de mel, que a acompanhava, foi apresentado como sendo de morango. O café não foi oferecido, e a conta chegou antes de ser solicitada. Procurada, a casa se desculpou pelo atendimento atrapalhado e disse que os garçons chamados para reforçar a brigada serão reorientados. (JB)
r. Lisboa, 191, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3082-4344
seg. a sex., das 12h às 15h30 e das 18h30 às 21h; sáb., das 13h às 15h e das 18h30 às 2h; dom., das 12h às 17h

DI BISTROT
FOI BOM: com decoração atraente e boa trilha sonora, a casa tem um menu que traz duas opções de cada item: entrada, prato principal e sobremesa.
NÃO FOI BOM: o escalope à milanesa foi servido úmido, sem crocância; e o risoto de açafrão, fora do ponto, muito al dente. Atendimento desorganizado, menu servido separado, sem listar os preços (altos) das bebidas (a água custa R$ 4,50) e louças lascadas foram outros pontos baixos. Segundo o maître, Manoel Faustino, 41, "os garçons não estão acostumados com espera no almoço e devem ter se atrapalhado". (LF)
r. Jacurici, 27, Itaim Bibi, tel. 0/xx/11/3079-9098
seg. a sex., das 12h às 15h e das 20h às 2h; sáb., das 12h às 17h e das 20h às 2h; dom., das 12h às 17h e das 20h às 2h (horário válido até 13/8)

FELIX BISTROT
FOI BOM: simpático, o serviço foi a parte alta do almoço. O cardápio do evento foi oferecido espontaneamente, trazia duas opções para cada curso e muda no jantar. O couvert não foi imposto e, diante da negativa, o garçom ofereceu pães e manteiga.
NÃO FOI BOM: o prato principal escolhido, um rocambole de mignon com espinafre e shimeji, estava completamente cru no meio e morno; e as batatas sautée do acompanhamento, encruadas. Coube à sobremesa a maior decepção: o crepe com frutas da estação era, na verdade, uma massa de panqueca (grossa e murcha) com uma "salada de frutas" no meio -muito mamão cru e pedacinhos de abacaxi e manga. (JF)
r. José Félix de Oliveira, 555, Granja Viana, tel. 0/xx/11/4702-3555
seg., das 12h às 15h; ter. a qui., das 12h às 15h e das 19h às 23h; sex., das 12h às 15h e das 19h à 0h; sáb., das 12h às 17h e das 19h à 0h; dom.. das 12h às 17h

PORTO RUBAIYAT
FOI BOM: do início ao fim, o serviço foi atencioso e eficiente. Para um restaurante de alta gastronomia, as bebidas e o café têm preços razoáveis. O valet é gratuito e rápido.
NÃO FOI BOM: o sistema de bufê mostrou-se uma escolha equivocada para um evento que atrai multidões. No jantar de segunda, foi preciso enfrentar uma fila extensa para se servir. Apesar de os pratos serem repostos com rapidez, muitas vezes a brigada não deu conta de suprir a demanda. Como resultado, travessas vazias ou com restos em boa parte do bufê. A paella, muito disputada, carecia de tempero -e os poucos camarões e frutos do mar acabavam nos pratos dos primeiros a se servir. Segundo o restaurateur Belarmino Iglesias Filho, a demanda foi superior ao previsto. "Corrigimos na terça, com um reforço de 30 pessoas da cozinha e do salão das nossas outras casas e normalizamos o serviço", diz. (RB)
r. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 1.142, Itaim Bibi, tel. 0/xx/11/3077-1111
seg. a sex., das 12h às 15h e das 19h à 0h; sáb., das 12h à 0h; dom., das 12h às 18h

VALE

ANTIQUARIUS
FOI BOM: oferece uma cesta de pães com patês como cortesia. Os pratos, pinçados do cardápio regular, vêm em porções adequadas e têm, em alguns casos, a estrela da casa, o bacalhau. Há duas opções de vinho em taça com preço promocional para o evento (R$ 10).
NÃO FOI BOM: a casa disponibiliza 90% do salão para reserva, já encerrada até o final do evento. A espera pode ser longa, e a casa recomenda que o cliente não aguarde. Mesmo cortês, o atendimento foi lento: a conta demorou 30 minutos. Segundo os proprietários, a casa atenderá quem não tem reserva por ordem de chegada, o que acaba ocasionando longas esperas. Segundo o gerente, Evaldo Aragão, 48, a demora ocorreu devido a intenso movimento ocasionado pelo evento. Um novo sistema de cobrança foi pronunciado hoje após o almoço. (MM)
al. Lorena, 1.884, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/3082-3015
seg., das 19h à 0h; ter. a qui., das 12h às 15h e das 19h à 0h; sex., das 12h às 15h e das 19h à 1h; sáb., das 12h à 1h; dom., das 12h às 18h

BRASIL A GOSTO
FOI BOM: o cardápio traduz com seriedade a proposta da cozinha de Ana Luiza Trajano, que destaca ingredientes brasileiros, como o inhame, apresentado em um cremoso purê que acompanha bife de porco ao molho de jabuticaba, delicadamente adocicado, e banana-da-terra grelhada. Porções generosas, atendimento gabaritado e ambiente moderno são outros atributos da casa visíveis no evento. (LF)
NÃO FOI BOM: o preço da água encarece a conta -R$ 5.
r. Prof. Azevedo do Amaral, 70, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/3086-3565
ter. a qui., das 12h às 16h e das 19h à 0h; sex., das 12h às 16h e das 19h à 1h; sáb., das 12h às 17h e das 19h à 1h; dom., das 12h às 18h

LA BRASSERIE ERICK JACQUIN
FOI BOM: atendimento e menu impecáveis. Boa oportunidade para conhecer uma casa cara e ícones da cozinha francesa, como um saboroso boeuf bourguignon. E, na entrada, a prova de é possível incrementar uma salada com um vigoroso vinagrete com mostarda e um pedaço de alcachofra.
NÃO FOI BOM: ao ligar para fazer a reserva, a atendente perguntou se era para o SPRW. Diante da assertiva, disse que estava lotado. Em uma segunda ligação e a resposta de que era para o cardápio à la carte, a reserva foi feita. Segundo o chef-proprietário Erick Jacquin, houve um engano. "Não temos restrição", disse. E atenção aos valores do couvert (R$ 10) e do café (R$ 6). (JF)
r. Bahia, 683, Higienópolis, tel. 0/xx/11/ 3826-5409
seg. a qui., das 12h à 0h; sex. e sáb., das 12h à 1h; dom., das 12h às 17h

LA PASTA GIALLA
FOI BOM: os pratos criados especialmente para o evento estavam alinhados com a proposta da casa e chegavam à mesa com boa apresentação. Bem servidas, as entradas quase valem por um prato principal.
NÃO FOI BOM: o couvert não foi sequer oferecido, mas uma cestinha com ratatouille foi servida espontaneamente. Pena o garçom demorar a dizer que se tratava de uma cortesia da casa. Apesar da generosidade do prato de escalope com shiitake, faltava sabor ao molho de gorgonzola que o acompanhava. (JB)
al. Lorena, 1.285, Jardins, tel. 0/xx/11/3061-3055
seg. a qui., das 12h às 15h30 e das 19h às 23h; sex., das 12h às 15h30 e das 19h à 0h; sáb., das 12h à 0h; dom., das 12h às 17h

MAGISTRALE
FOI BOM: servido espontaneamente, o couvert, com direito a antepastos e caldo de abóbora, foi transformado na doação de R$ 1 para a Ação Criança. Com boas mostras do cardápio da casa, os pratos que compõem o menu especial surpreenderam pelo sabor e aroma. Destaque para a bresaola caseira e para o tiramissu.
NÃO FOI BOM: o sistema diferenciado de pagamento do couvert só foi avisado na hora da conta. Atencioso, o serviço acabou sendo um demasiadamente rápido, mas sem atropelar os pratos. A carta de vinhos só foi apresentada após solicitação.
r. General Mena Barreto, 765, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/3885-4004
ter. a qui., das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sex., das 12h às 15h e das 19h à 0h; sáb., das 19h à 0h; dom., das 12h às 17h

PARIS 6
FOI BOM: atendimento simpático e prestativo, sem insistência para o consumo do couvert. Mesmo composto por adaptações simplificadas do menu executivo, os pratos do cardápio promocional não deixaram a desejar no sabor e apresentação. Pontos para o vol-au-vent champinhom, leve e crocante.
NÃO FOI BOM: as opções se repetem no almoço e jantar, o que limita a descoberta do trabalho da casa. No dia da visita, não havia opção de sobremesa sem chocolate, conforme anunciado. Cuidado com o preço das bebidas: a água custa R$ 5; o suco, R$ 7; e o café (Nespresso), R$ 5,90. (JB)
r. Haddock Lobo, 1.240, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3085-1595
seg. a dom., 24 horas

VINHERIA PERCUSSI
FOI BOM: o menu especial é oferecido a todos os clientes. O garçom sugere, entre as duas massas, aquela que já faz parte do dia a dia da casa, fettucine com molho de mascarpone e abobrinhas (R$ 36, no original) -de fato, não tem a mesma graça o prato criado para o evento (espaguete com ossobuco, bem básico). Simpáticas as sugestões de vinho que acompanham a carta especial -três opções (diferentes uvas, todas Reserva 2007, Rey de los Andes), com taças a R$ 9 e garrafas a R$ 45. Os pratos chegam à mesa em ritmo razoável, tudo dentro do esperado. NÃO FOI BOM: o couvert (R$ 6) é colocado à mesa à revelia do cliente, que faz melhor em recusá-lo.
(CF)
r. Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3088-4920
ter. a qui., das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sex., das 12h às 15h e das 19h à 1h; sáb., das 12h às 16h30 e das 19h à 1h; dom., das 12h às 16h30


Texto Anterior: Coleção Folha vê British Museum
Próximo Texto: Vinho: Neozelandês e francês vão bem em degustação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.