São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA

Regina Casé conta o outro lado da história

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Uma constante crítica feita ao jornalismo é que, devido ao incessante fluxo de notícias, muitos fatos "menores" ficam obscurecidos quando aparecem acontecimentos de amplitudes maiores -cuja posteridade fica a cargo dos livros de história.
A série em três partes "Que História É Essa?" -que estréia hoje no canal Futura, às 22h- questiona esse fato ao recuperar as notícias esquecidas de dias marcantes como a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1958, a chegada do homem à Lua (1969) e a morte de Elvis Presley (1977).
Apresentado por Regina Casé, idealizado e dirigido por Estevão Ciavatta e João Carrascosa [a equipe do quadro da atriz no "Fantástico"], a série teve edições antigas do jornal "Diário de Pernambuco" como base de pesquisas. No ano passado, quando a primeira edição da série foi ao ar, o Rio de Janeiro foi cenário das histórias. "A série serve para explicar o clima de determinada época. Contamos histórias da vida privada; através dos pequenos detalhes conseguimos entender melhor os acontecimentos maiores" diz Ciavatta, 31.
No episódio de hoje, a data escolhida é 20 de julho de 1969, quando o homem chegou à Lua (fato que foi noticiado nos jornais do dia seguinte). O programa vai mostrar acontecimentos que dividiram espaço nos noticiários, como a vitória de Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira no Festival de Música Nordestina daquele ano.
Na mesma edição, o ator Lima Duarte conta como foi dirigir a novela da Tupi "Beto Rockefeller" O programa mostra também quem foi Marcílio Campos, que apareceu em uma coluna social na ocasião por desenhar roupas para as celebridades locais.
Nos outros episódios, a equipe localiza a Miss Pernambuco de 1958, Sônia Maria Campos, e mostra uma entrevista com o escritor Ariano Suassuna, cuja peça "O Auto da Compadecida" estreava naquele ano.


QUE HISTÓRIA É ESSA?. Quando: hoje, às 22h, no canal Futura.


Texto Anterior: Música: Brasileiro rege Weill inédito em CD
Próximo Texto: Fernando Bonassi: Peças de inquérito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.