São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ

Série "Love & Rockets" retorna ao Brasil com "Sopa de Gran Peña", história que aborda uma fictícia cidade latino-americana

Álbum revolve agruras do Terceiro Mundo


Ilustração da capa de álbum da HQ "Love and Rockets", que está sendo lançada no Brasil


BRUNO YUTAKA SAITO
DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele diz ter mirado em Luis Buñuel, mas, meio que sem saber, acabou acertando em Gabriel García Márquez. Nada mal para uma história em quadrinhos...
"Ele" é Gilbert Hernandez. A história em quadrinhos é "Sopa de Gran Peña", uma das partes da novela ilustrada "Love & Rockets", realizada em parceria com seu irmão Jaime e, vista em perspectiva, uma das séries mais importantes das HQs dos anos 80.
O lastro é da respeitada publicação americana "The Comics Journal", que incluiu a série em sua concorrida lista dos cem melhores quadrinhos do século, além da revista "Time", que, em 2001, colocou a dupla entre os seis grandes inovadores da narrativa às portas do século 21.
Criada em 1983, "Sopa de Gran Peña" (ou "Heartbreak Soup") conta a história dos habitantes da cidadezinha de Palomar, enclave latino ao sul dos EUA em que "os homens são homens, e as mulheres precisam ter senso de humor".
Com algumas histórias publicadas por aqui no começo dos anos 90 pela editora Record e pela extinta "Animal", a HQ ganha nova tradução e formatação e sai agora pela Via Lettera. O primeiro álbum da série traz as HQs -todas de Gilbert- que contam a origem dos personagens, incluindo a parteira Chelo, a banhadora Luba, além dos ora machões ora sensíveis Manuel, Heráclio, Gato etc.
Brigas de casais, brincadeiras infantis, bebedeiras entre amigos, nascimentos e mortes: a vida real duela com o mágico no novelão mexicano -os irmãos Hernandez são filhos de pai mexicano e mãe texana- cujos desenhos bebem igualmente nas clássicas HQs americanas e européias.
Para além do sabor latino da trama, as comparações com o realismo fantástico de García Márquez podem ser estendidas para "mistérios" corriqueiros de Palomar, como o fantasma de um garoto que aparece acenando debaixo de uma árvore ou ainda a floresta de pedras ancestrais em que as crianças costumam brincar.
Outra característica marcante de "L&R" é que seus personagens, ao contrário dos heróis das HQs, carregam as marcas do tempo em suas próprias "peles". Como em "Gasoline Alley", famosa tira americana criada no início do século 20 por Frank King, referência para os autores, as crias dos Hernandez também envelhecem.
Todos esses ingredientes que compõem a receita da "sopa de coração partido" contribuíram para que "L&R" (da qual faz parte o núcleo "Locas") fosse também degustada por um público mais amplo, como diz a revista "New Statesman": "Os quadrinhos perfeitos para aqueles que não têm certeza de que amam os quadrinhos".


SOPA DE GRAN PEÑA. Autor: Gilbert Hernandez. Tradução: Jotapê Martins. Editora: Via Lettera. Quanto: R$ 38.


Texto Anterior: "171": Versão americana capta LA artificial
Próximo Texto: Saiba mais: Série é o "Nirvana" do mundo das HQs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.