São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHO

Adega chilena faz bons orgânicos

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

Vinhos orgânicos, elaborados com uvas cultivadas sem uso de pesticidas ou adição de produtos sintéticos, são difíceis de achar por aqui. Mais difícil ainda é encontrar entre eles goles com o esperado nível de qualidade e prazer que o respeito à natureza que os envolve deveria brindar.
Os exemplares da chilena Nativa pertencem a esse time hoje minúsculo no Brasil: o dos bons vinhos orgânicos. A vinícola está em Curico, no sul do país, e tem cerca de 200 hectares de vinhas cuidadas, por exemplo, por gansos que comem as ervas daninhas e os insetos, que atacam as parreiras.
Com seus cachos, a Nativa produz duas linhas -Reserva e Gran Reserva- que vale a pena conferir. Nesta última, menção para o Cabernet Sauvignon 2006, sedoso, intenso na fruta e nos toques balsâmicos e de eucalipto (90/100, R$ 75,52).
A ala dos Reserva, forte em custo-benefício, tem vinhos como o Sauvignon Blanc 2009 (denso, vivaz, rico em frutas cítricas e tropicais) e o Carmenére 2008, um rubro macio, marcado por ameixas-pretas, especiaria, chocolate e baunilha (ambos 88/100, a R$ 39,59, todos na Mistral, tel. 0/xx/11/ 3372-3400).

jcarrar@attglobal.net


Texto Anterior: Nina Horta: O assunto na falta de assunto
Próximo Texto: Crítica: Com jeito de bar e serviço lento, Domenico's decepciona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.