São Paulo, segunda, 4 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

MEU PRIMEIRO AMOR - PARTE 2
Bandeirantes, 13h. (My Girl 2). EUA, 1994, 98 min. Direção: Howard Zieff. Com Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Anna Chlumsky. A jovem Vada (Chlumsky), que no primeiro filme namorou Macaulay Culkin, agora sai em busca de seu passado (em particular da mãe, que morreu há anos). A série tem uma proposição interessante (já que o pai da garota é viúvo) e Chlumsky mostrou ser uma atriz adolescente muito sensível.
²
MINHAS FÉRIAS NA ÁFRICA
SBT, 13h50.
(Going Bananas). EUA, 1987, 93 min. Direção: Boaz Davidson. Com Dom DeLuise, Jimmie Walker, Herbert Lom. O macaco Bonzo atravessa a África fugindo de um dono de circo que tem em relação a ele as piores intenções. Dois norte-americanos o ajudam. Comédia capenga.

FEITIÇO DAS GÊMEAS
Globo, 15h35.
(Double, Double, Toil and Trouble). EUA, 1993, 93 min. Direção: Stuart Margolin. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen. Gêmeas roubam amuleto da tia, sem saber que ela é uma feiticeira e não se conformará muito fácil com isso.

CONFRONTO MORTAL
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Evil That Men Do). EUA, 1984, 95 min. Direção. J. Lee Thompson. Com Charles Bronson, Theresa Saldana. Matador profissional abandona aposentadoria para vingar morte de amigo. Horrível como cinema, mas na média de Charles Bronson.

A ERA DOS GÂNGSTERES
Bandeirantes, 21h30.
(Dillinger and Capone). EUA, 1995, 92 min. Direção: Jon Purdy. Com Martin Sheen, F. Murray Abraham. Em 1934, o FBI julga ter matado John Dillinger. Só Al Capone (Abraham) sabe que ele está vivo e planeja um grande assalto em conjunto.
²
PARQUE DOS DINOSSAUROS
Globo, 21h40.
(Jurassic Park). EUA, 1993, 126 min. Direção: Steven Spielberg. Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum. Milionário cria parque de dinossauros, recriados a partir de partículas de DNA fossilizadas. Os humanos (alguns deles) estão lá para brincadeira. Os dinossauros, não. Embora os caracteres sejam muito pouco desenvolvidos, o show é dos dinossauros, e as trucagens são verdadeiramente fantásticas. Elas são o filme. E, embora esse tipo de filme não dê prestígio, parece realizar mais o talento de Spielberg do que certos mastodontes humanistas "de prestígio", que ele parece fazer só para ganhar o Oscar.

INTERCINE 1
Globo, 0h40.
Será exibido o vencedor entre "As Estrelas de Henriquetta" (1995, de Jeames Keach, com Robert Duvall, Frances Fisher) e "Air America - Loucos Pelo Perigo" (1990, de Rober Spottiswoode, com Mel Gibson, Rober Downey Jr., Nancy Travis). O primeiro filme é inédito e o segundo, reprise.
²
LABIRINTO DO DESEJO
Bandeirantes, 2h05.
(Body of Influence 2). EUA, 1996, 92 min. Direção: Brian J. Smith. Com Jodie Fisher, Daniel Anderson. Psiquiatra charmoso e traumatizado sexualmente redescobre o desejo sexual nos braços de uma bela paciente. O problema é que ela também tem um passado arrasador.

INTERCINE 2
Globo, 2h45.
Aqui, os filmes são sempre reprises e a disputa se dá entre "Encontro com Vênus" (Inglaterra, 1991, de Istan Szabo, com Glen Close, Niels Arestrup) e "Hot Spot - Um Local Muito Quente" (1990, de Dennis Hopper, com Don Johnson, Virginia Madsen).
²

TV PAGA
Eisenstein sem ilusões

da Redação

"Alexandre Nevsky" (Bravo Brasil, 19h e 3h) é um filme sem ilusões.
Após mais de meia década na geladeira stalinista, Eisenstein voltava à ativa na segunda metade dos anos 30, sabendo que os sonhos bolcheviques dos anos 20 já estavam soterrados pelo sombrio totalitarismo.
Mas todos sabiam do perigo nazista, e a história do czar que derrotara o invasor alemão, no século 12, vale como retorno à ativa do cineasta, após a passagem infeliz pela América (EUA e México).
Apesar de um tanto contrafeito, o filme traz a célebre cena da batalha no gelo, um primor, e um sentido épico que já anuncia a rude grandeza de que se revestiria a participação da URSS na Segunda Guerra Mundial. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.