São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

Artifícios começam a dominar "Star Wars"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Se a gente pensar bem, vai ver que George Lucas é um azarado. A essa altura da vida, o criador de "Guerra nas Estrelas" ainda tem que provar algo. A cada filme.
O formidável dispositivo tecnológico que colocou em ação no primeiro filme da série, em 1977, desencadeou a revolução dos efeitos especiais e o surgimento do "blockbuster". O cinema americano que conhecemos hoje (e o mundial, como decorrência) nasce, em grande parte, da cabeça de George Lucas.
No entanto, a cada filme os efeitos especiais evoluem. Lucas, que ficou inativo por anos a fio, retornou com o quarto filme (em ordem de filmagem) da série "Star Wars" e ouviu poucas e boas.
Talvez houvesse certa injustiça. O quarto filme (ou primeiro pela ordem cronológica da história) tinha de introduzir um monte de personagens de maneira pelo menos coerente, um monte de tempo antes.
O quinto filme -o segundo pela cronologia da saga- é o que passa hoje: "O Ataque dos Clones". Em princípio, estamos às voltas com a adolescência do futuro Darth Vader. O garoto prodigioso aprende os segredos dos Jedis, enquanto traidores tratam de formar o Império, do qual se sabe que Darth Vader será um pilar.
A questão não é essa. E sim que Lucas nos oferece um show de tecnologia, a mais nova, a mais revolucionária, a mais espetacular. E talvez seja o caso de perguntar se a necessidade de estar na ultimíssima geração não diz mais respeito ao mito de Lucas do que às necessidades de "Star Wars".
É bom? "Star Wars" é sempre ok. Mas cada vez mais parece que os artifícios tomam conta. Cada vez mais seus filmes vão ficando parecidos com os de Jean-Jacques Beineix.


STAR WARS 2 - O ATAQUE DOS CLONES. Quando: hoje, às 19h30, no Telecine Premium.

TV ABERTA

Olhar irônico sobre ETs é a virtude em "MIB"

MIB - Homens de Preto
Globo, 13h05.
(Men in Black). EUA, 1997. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Will Smith, Tommy Lee Jones. Os homens do título são membros de uma organização secretíssima, especializada em caçar alienígenas. Sem ser um grande filme, "MIB" tem a virtude de não levar a sério essa história de ETs.

Conan, o Destruidor
SBT, 13h45.
(Conan the Destroyer). EUA, 1984, 101 min. Direção: Richard Fleischer. Com Arnold Schwarzenegger, Grace Jones. A aventura propriamente dita é sonolenta, com Conan tendo de ajudar uma princesa na caça a um tesouro. Mas, de repente, impõe-se o brio de Fleischer.

Absolutamente Certo
Cultura, 15h30.
Brasil, 1957, 95 min. Direção: Anselmo Duarte. Com Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves. Comédia em torno dos programas de perguntas e respostas, sucesso na TV dos anos 50. Estréia brilhante de Anselmo na direção. P&B.

Fugindo da Máfia
Record, 20h.
(Eight Heads in a Duffel Bag). EUA, 1997, 90 min. Direção: Tom Schulman. Com Joe Pesci, Kristy Swanson. Mafioso é encarregado de levar oito cabeças de inimigos aos chefes. Mas a mala em que se encontram se perde no aeroporto.

Simpático
Bandeirantes, 20h30.
(Simpatico). França/EUA/Inglaterra, 1999, 105 min. Direção: Matthew Warchus. Com Nick Nolte, Jeff Bridges, Sharon Stone, Albert Finney. O filme parte de uma peça de Sam Shepard a respeito de dois ex-amigos que ganham dinheiro nas corridas de cavalo.

Em Terreno Selvagem
SBT, 22h.
(On Deadly Ground). EUA, 94, 101 min. Direção: Steven Seagal. Com Steven Seagal, Michael Caine. Seagal tenta impedir extração de óleo ilegal.

Amanhecer em Campobello
Bandeirantes, 23h30.
(Sunrise at Campobello). EUA, 60, 144 min. Direção: Vincent J. Donahue. Com Ralph Bellamy, Greer Garson. Biografia de Franklin D. Roosevelt, presidente decisivo para a história do século 20.

Fúria Mortal
Globo, 23h55.
(Out for Justice). EUA, 1991. Direção: John Flynn. Com Steven Seagal, William Forsythe. Depois que seu parceiro é assassinado no Brooklyn, Nova York, tira resolve fazer justiça por conta própria.

Tempo de Mudança
SBT, 1h.
(Last Call). EUA, 1995. Direção: Rick Wilkes. Com Ben Affleck, Alyssa Mylano. Rapazes estão prestes a desmontar a querida república em que moraram durante os anos de faculdade. Um deles quer que a vida prossiga como está por mais algum tempo. Amadurecer ou não?

Como Enlouquecer Seu Chefe
Globo, 1h35.
(Office Space). EUA, 99, 89 min. Direção: Mike Judge. Com Ron Livingston, Jennifer Aniston. Programador de computadores descobre que a razão do seu stress é, em última análise, o trabalho. Começa uma rebelião na qual acaba promovido. Inédito.

Estranhas Metamorfoses
SBT, 3h.
(XTRO). Inglaterra, 82, 84 min. Direção: Harry Bromley Davenport. Com Philip Sayer. Homem levado por extraterrestres retorna como uma espécie de ser mutante. Horror britânico. Só para SP.

Feriados em Família
Globo, 3h05.
(Home for the Holidays). EUA, 95, 103 min. Direção: Jodie Foster. Com Holly Hunter, Robert Downey Jr. Mãe solteira e desempregada vai à reunião anual de sua complicada família.

A Reunião dos Duques de Hazzard
SBT, 4h30.
(The Dukes of Hazzard Reunion). EUA, 97. Direção: Lewis Teague. Com Tom Wopat. Irmãos voltam a Hazzard, onde viveram há muito tempo e onde agora o tio está sendo passado para trás por trambiqueira. Feito para TV. (IA)


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Bush beija Bin Laden na boca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.