São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz de "Juno" estrela filme sobre patinadoras

"Garota Fantástica" chega ao Brasil direto em DVD

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

Elas são velozes e furiosas, ainda que maquiadas e de meia arrastão. A febre do "roller derby", competição de patinadoras com forte contato físico, foi parar no cinema pelas mãos da atriz Drew Barrymore, que fez sua estreia na direção com "Garota Fantástica" (2009).
O filme chega ao Brasil direto em DVD e tem Ellen Page ("Juno") no papel de Bliss, garota do interior do Texas cuja mãe gosta de levá-la a concursos de beleza. Numa ida à capital, a jovem descobre o esporte e passa a praticá-lo às escondidas.
O roteiro é baseado nas histórias que a escritora Shauna Cross, 34, contou no livro de ficção "Derby Girl" (Galera Record). Aos 27 anos, ela ajudou a fundar a liga de Los Angeles e jogou por cinco anos, até engravidar e se envolver com o filme.
"É um esporte brutal, meio como futebol, mas sob patins e sem bola. Ele desafia qualquer descrição, tem elementos teatrais, burlescos e muito senso de humor", tenta explicar Cross à Folha.
O "roller derby" acontece numa pista oval, inclinada ou não, com dois times: cada um tem uma líder, que precisa ultrapassar as bloqueadoras e completar mais voltas. Elas usam apelidos provocativos e roupas apertadas e curtas.
Criado nos anos 30 em Chicago, o esporte teve seu apogeu nos anos 70, quando os jogos eram transmitidos pela TV. Em 2000, a cidade de Austin liderou a volta do "roller derby", especialmente entre mulheres. Hoje já são 300 ligas nos EUA e umas 30 mundo afora (não existe registro no Brasil).
"Conheci as meninas no [site] Craigslist, quando procurava alguém para jogar tênis. Éramos em 20, marcamos um encontro numa lanchonete, antes mesmo de praticar, de ter um lugar para treinar", lembra Cross. "E muitas nem sabiam patinar, era tudo diversão."
Para treinar Page, Lewis e Barrymore -que, além de dirigir, atua como a destrambelhada patinadora Smashley Simpson-, a produção do filme teve ajuda da liga de Los Angeles, que existe desde 2003.

Salto alto
"Elas nos estudaram, praticaram aqui, e nossas garotas também fizeram coreografias. Tivemos uma certa influência, sim", diz Rebbeca "Demolicious" Ninburg, cofundadora e presidente da liga LA Derby Dolls, que tem cerca de 170 patinadores e organiza trabalhos voluntários no bairro. "Antes do filme, os jogos já lotavam. Agora, lotam com mais facilidade. Também rolou um afluxo enorme de novos patinadores."
Demolicious, fantasiada de pin-up e com salto alto vermelho, levou a reportagem para conhecer a Doll Factory, onde treinaram as atrizes. Era uma noite agitada de jogo, quando as Tough Cookies bateram as Fight Crew por 103 a 93.
Estavam lá Christie Crash, que faz uma ponta no filme como uma das irmãs Manson, e Kasey Bomber, treinadora do Fight Crew e responsável por treinar a tríade Ellen, Drew e Juliette Lewis. "Juliette disse que sabia patinar, mas na hora, não sabia nada. No final dos treinos, ela estava quase chegando lá", disse Bomber, 35.


Texto Anterior: Bullock sintetiza dilemas da felicidade
Próximo Texto: Crítica/"Garota Fantástica": Barrymore estreia "inofensiva" na direção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.