São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento dissemina ingredientes do Pará

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Idealizado pelo chef Paulo Martins, o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense chegou à sexta edição como um importante pólo de divulgação da culinária do Estado.
Na última semana de abril, chefs como Danio Braga (Locanda Della Mimosa-RJ), Flávia Quaresma (Carême-RJ) e Luciano Boseggia (Osteria Don Boseggia-SP), entre outros, estiveram em Belém para participar de palestras, oficinas, jantares e incursões gastronômicas pelo complexo do Ver-o-Peso.
Se alguns objetivos do festival -como promover o turismo no Pará e aperfeiçoar a mão-de-obra local- não foram plenamente alcançados devido à fraca divulgação e à estrutura precária do evento, a cruzada de Martins em favor da valorização dos ingredientes da Amazônia ganhou reforços de chefs de vários cantos do Brasil.
O suíço Christophe Besse, que até setembro promove um bufê de cozinha paraense no All Seasons, se encantou com a perfumada pimenta verde. "Tem uma textura maravilhosa", diz. Danio Braga também elogiou os produtos. "Há 27 anos venho a Belém e ainda descubro novos ingredientes." Para o português Vítor Sobral, único chef estrangeiro presente, as frutas são surpreendentes e têm uma acidez muito boa.
Parte da programação, um jantar realizado no hotel Hilton mostrou como os ingredientes típicos regionais podem compor receitas contemporâneas. O confit de pato com purê de pupunha, geléia de bacuri e manga foi um dos mais apreciados. Resta torcer para que esses ingredientes não demorem a alcançar todo o Brasil, como só o açaí conseguiu fazer até agora. (RB)


Texto Anterior: Comida: Sabor da Amazônia
Próximo Texto: Nina Horta: Como pintar, bordar, escrever e cozinhar?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.