São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE BONECOS

Cia. Carroça se apresentou no primeiro final de semana

Família leva utopia ambulante a BH

VALMIR SANTOS
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

"Eu já cantava desde a barriga da minha mãe", diz Antônio, 15, o palhaço Aleluia. Ele é um dos filhos da Cia. Carroça de Mamulengos, formada pela família Gomide França. São oito irmãos, de três a 16 anos, ancorados pela arte popular transmitida pelos pais, Carlos Gomide e Shirley França.
No último final de semana, a companhia que surgiu em Brasília e percorre o país há 25 anos passou por Belo Horizonte como uma das atrações do 3º Festival Internacional Telemig Celular de Teatro de Bonecos.
O espetáculo "Histórias de Teatro e Circo" foi apresentado sob uma árvore cuja sombra delineava o palco imaginário ao ar livre, no Parque Municipal.
Há quadros com personagens de reisado e bonecos gigantes, todos confeccionados basicamente a partir de panos e cabaças.
O número final fica por conta de palhaços mirins. Carlos Gomide, 46, puxa as músicas em um violão, acompanhado da voz de Maria, 16. Entremeiam histórias com canções de roda, de ninar e de acalanto. Shirley, a mãe, incumbe-se de cuidar das trocas de roupa e outras paramentagens atrás da "coxia", um varal de lençóis com estampas floridas.
A Burrinha é personagem emblemática da Carroça. Já foi de Maria e hoje é de Isabel, 3, gêmea com Luzia. Aliás, Pedro e Mateus, 7, também são gêmeos.
Sem laços de parentesco, os artistas adolescentes Rebeca Queiros e Stalin Diniz completam a companhia, que já subiu ao palco com Chico César e experimentou o assédio da TV. "A Carroça não acumula bens. Não temos casa, mas encontramos amigos que nos dão teto ou nos levam pelo país. Somos uma utopia ambulante", diz Gomide. Orçado em R$ 340 mil, o festival começou em 30/5 e vai até dia 9.
O jornalista Valmir Santos viajou a convite da organização do festival



3º FESTIVAL INTERNACIONAL TELEMIG CELULAR DE TEATRO DE BONECOS - R$ 5. Tel. 0/xx/31/3226-8004. Na web: www.fitb.uai.com.br.



Texto Anterior: Teatro: Sem surpresa, Tony premia "Millie"
Próximo Texto: Sambalanço & outras levadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.