UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
"I fucked your boyfriend" é o que está escrito na camiseta usada por Luana Piovani, anteontem, na pré-estréia de "O Homem que Copiava", no Espaço Unibanco


Banco escolar

A capital mais instruída do Brasil é Florianópolis, em Santa Catarina: lá, as pessoas completam, na média, nove séries escolares, contra seis dos habitantes de Rio Branco, no Acre -a capital com a menor escolaridade do país. Em Florianópolis, a taxa de analfabetismo é de 3,6%, contra 14% em Rio Branco.
 
Os dados são do MEC, que fez um estudo em todo o Brasil para montar um "Mapa do Analfabetismo" cruzando dados do PNUD, do IBGE e outros coletados pelo próprio ministério. A cidade de São Paulo, onde as pessoas estudam na média oito séries, ficou em oitavo lugar no ranking. Perdeu para Florianópolis (9,24), Vitória (9), Porto Alegre (8,9), Curitiba (8,6) , Rio de Janeiro (8,4), Belo Horizonte (8,25) e Brasília (8,24) -e empatou com Goiânia.

DO CÉU
Ao completar 50 anos, no último dia 1º, a senadora Roseana Sarney ganhou um presentão do pai, o senador José Sarney.
 
Ele passou para o nome dela a tradicional casa da família, na praia do Calhau, em São Luís, no Maranhão.

SINUCA
O presidente Lula pode dar ordens aos bancos controlados pelo governo para que baixem os juros ao consumidor. Afinal, as altas taxas que ele tanto critica em bancos privados são praticadas também pelo Banco do Brasil e pela CEF (Caixa Econômica Federal), sob seu controle. O BB cobra juros de 5,9% ao mês nos empréstimos pessoais, de acordo com o Procon; a CEF, 6,25%. São taxas bem parecidas com as do Banespa (6,6%) e HSBC (6,5%), as mais altas do mercado.
 
A medida é delicada: serviria, de acordo com os que a defendem junto a Lula, para colocar os bancos privados contra a parede. Por outro lado, o governo não pode comprometer a performance das instituições.

CHICLETE
De folga das filmagens de "Carga Pesada", da TV Globo, a atriz Patrícia Pillar voltou a "grudar" no marido, o ministro Ciro Gomes. No fim de semana, ficou em São Paulo com ele, acompanhando uma cirurgia da sogra. Depois, embarcou para um giro pelo Nordeste, onde Ciro foi falar sobre Sudene.

GOTEIRA
O cineasta Guilherme Fontes foi autorizado pela Ancine, a agência que fiscaliza o cinema, a captar nada menos que R$ 3,9 milhões para completar seu filme, "Chatô".
 
Ele já gastou mais de R$ 8 milhões no projeto.

ASSOMBRAÇÃO
Algum espírito do mal está rondando os grandes maestros estrangeiros que devem se apresentar neste ano no Brasil. Depois de Wolfgang Sawallisch, que adoeceu e não chegou em companhia da Orquestra da Filadélfia (Mozarteum), agora é a vez de Riccardo Chailly, que não poderá dirigir a Sinfônica de Milão (Cultura Artística). Está internado na Itália com uma inflamação no braço. No lugar dele, virá o suíço Oleg Caetani.

ELEGÂNCIA CULTURAL
A presidente do Mube (Museu Brasileiro da Escultura), Marilisa Rathsam, volta hoje para São Paulo. Ela passou um mês em seu apartamento, na avenida Foch, em Paris, fazendo intercâmbio com museus da França e da Itália.

MAIS UMA
A top Alessandra Ambrósio acaba de trocar a agência Elite pela Mega.

MAIS UM
Michel Saad é o mais novo sócio-proprietário da Disco. Até poucos dias atrás ele trabalhava como DJ na boate, que vai fazer uma festa na sexta-feira para comemorar sua chegada.

CRECHE
A bela Demi Moore, no auge dos 41 anos, e o pós-adolescente Ashton Kutcher, 25, o bobão Kelso do seriado de TV "That 70s Show" e do filme "Cara, Cadê Meu Carro", assumiram o romance. Foram vistos se beijando numa festa de Puff Daddy.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

A artista plástica Patrícia M. B. Gottthlif expõe jóias e gravuras, de amanhã até o dia 7, na galeria Regina Pinho de Almeida, nos Jardins, das 14h30 às 20h30.
A Academia Paulista de Letras promove a exposição "A História da Xilogravura em 30 Imagens", que abre amanhã, às 18h.
O tema de hoje do projeto Esquina da Palavra é Jornalismo e Poder, no Instituto Itaú Cultural, às 19h30.
O debate "Olimpíadas e o 450º Aniversário de São Paulo" acontece hoje, às 20h, na Casa da Rodésia, na Vila Madalena.
O livro "Mil Beijos em Frases - volume 4", de Jacqueline Shor, será lançado hoje, às 19h, na Siciliano do shopping Iguatemi.


Texto Anterior: Leis são principais fontes de recursos estaduais para a arte
Próximo Texto: Outra frequência: Pan e Transamérica entram em guerra contra Ibope e Cia.
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.