UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Ao Ponto" evita o esquema vigiar e punir

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Em um veículo abarrotado de impostores, no qual se vendem conselhos que deformam e emplastos milagrosos para todos os males, um programa como "Ao Ponto - Informação do Jeito que Você Gosta", no Futura, é motivo para foguetório. O apresentador é o psiquiatra Jairo Bouer, 37, que iniciou carreira televisiva em programas como "Erótica", na MTV.
Na sua nova atração, Bouer também fala de sexo para jovens, mas promete ir além e tratar dos mais amplos assuntos ligados ao comportamento adolescente, como drogas, tatuagens, TPM etc. Na estréia de anteontem, falou do uso da camisinha. Mesmo com um tema aparentemente batido, embora nunca esgotado, o médico mostrou como é possível exibir didatismo sem ser chato nem conservador.
A fuga da caretice sempre foi marca do discurso do psiquiatra. Aí é que ele consegue fisgar a atenção e confiança de meninos e meninas para falar sobre suas intimidades. Evita a todo custo o papel de paizão repressor, outro tipo bastante vulgar nos seu ramo. Ora, que graça tem ligar a TV para tomar lição de moral, ouvir sermões e ser castigado pela velha palmatória?
"Ao Ponto", no entanto, é muito curto. Pouco mais de dez minutos na estréia. Talvez acredite que o jovem, pela convenção publicitária, seja um bicho apressadinho e não tolere mais do que dois dedos de prosa. A entrevista, um dos quadros do programa, é quem mais fica prejudicada. A médica Helena Lima, convidada inaugural, mal teve tempo de dizer a que veio. As respostas de Bouer sobre dúvidas e dramas dos adolescentes também poderiam ser mais extensas.
Mesmo com edições de segunda a sexta, o programa carecia pelo menos o dobro do tempo, para aproveitar melhor a capacidade do apresentador em tratar a moçada com respeito e delicadeza, coisa rara no tempo em que toda preocupação está voltada para vigiar e punir.


Ao Ponto - Informação do Jeito que Você Gosta   
Quando: seg. a sex., às 21h20, no Futura (reprises às 17h20)



Texto Anterior: Evento: Parada gay cresce e ganha versão politizada
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Anacronismos e atualidades simultâneos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.