São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMBOLADA

Filme de Walter Salles e Daniela Thomas reflete sobre globalização

Caju e Castanha apresentam curta-metragem com shows

DA REPORTAGEM LOCAL

Será exibido hoje, no Itaú Cultural, o curta inédito "A Saga dos Guerreiros - Caju e Castanha contra o Encouraçado Titanic", de Walter Salles e Daniela Thomas. O filme foi produzido a convite da Sociedade Francesa de Realizadores e do "Cahiers du Cinéma", para integrar um ciclo sobre a globalização.
Será exibido ao lado do documentário "Nordeste: Cordel, Repente, Canção", produzido em 75 por Tânia Quaresma. Os emboladores pernambucanos Caju e Castanha se apresentarão no Itaú amanhã e sábado.
Daniela Thomas fala sobre a escolha de Caju e Castanha para focalizar a globalização: "Quisemos fazer um contraponto forte à questão do mau gosto da globalização, da padronização horrível que ela promove sob padrões americanos. Queríamos a coisa mais endógena e autenticamente brasileira que houvesse, por isso pensamos nos improvisadores, nos repentistas".
Walter Salles, colunista da Folha, esmiuça a escolha: "Chegamos a eles graças à participação que fizeram no disco do Rappin" Hood. Nos pareceu muito interessante falar de globalização sob o ponto de vista de observadores como Caju e Castanha, que são críticos sociais refinados e populares ao mesmo tempo. Em vez de tentar transmitir uma opinião pessoal nossa, a idéia foi inverter o ponto de vista e dar palavra a eles".
Diz Daniela: "É uma questão ideológica mesmo, de mostrar e denunciar o que ainda não foi atendido pela globalização. O louco é que a pobreza acaba sendo ainda o nosso diferencial nesse processo". (PAS)


A SAGA DOS GUERREIROS - CAJU E CASTANHA CONTRA O ENCOURAÇADO TITANIC - curta exibido com "Nordeste: Cordel, Repente, Canção". Quando: hoje, às 20h. Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, São Paulo, tel. 0/xx/11/3268-1800). Quanto: entrada franca.



SHOW DE CAJU E CASTANHA -
Quando: amanhã e sábado, às 19h30. Onde: Itaú Cultural. Quanto: entrada franca.




Texto Anterior: Cinema: Em SP, 191 cineastas disputam R$ 2,44 mi
Próximo Texto: Teatro: Circo Mínimo discute globalização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.