São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Contato
SBT, 15h15.

(Contact). EUA, 1997. Direção: Robert Zemeckis. Com Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, John Hurt, Angela Bassett. Foster é a cientista talentosa, porém desacreditada, devido à sua ferrenha crença em vida extraterrestre. Mas ela será recompensada ao receber uma mensagem do espaço sideral. Muita água rolará, sobretudo devido a interferências político-militares.

O Carro Desgovernado
Globo, 15h15.

(Runaway Car). Canadá, 1996, 112 min. Direção: Jack Sholder. Com Judge Reinhold, Nina Siemasko, Brian Hooks. Moça tira seu carro da oficina, pega a sobrinha, apanha dois caroneiros e pé na estrada. Pé na estrada mesmo: logo ela descobre que o aceledor está travado e que não tem como parar o carro. Enfim, isso pra gente ver que não teve tanto azar com nossos mecânicos quanto pensava.

Godzilla
Record, 20h40.

(Godzilla). EUA, 1998, 139 min. Direção: Roland Emmerich. Com Matthew Broderick, Jean Reno. Godzilla é o monstro pós-atômico que, após atacar o Japão em uma série de filmes, chega a Nova York, tão destrutivo quanto. Claro, perde-se o sentido original (o encontro entre o ultramoderno -bomba atômica- e o ultra-arcaico -dinossauros- que dava sentido ao filme no Japão). Aqui, a idéia é basicamente aproveitar a onda dos dinossauros.

Ação entre Amigos
Cultura, 22h30.

Brasil, 1998, 76 min. Direção: Beto Brant. Com Leonardo Villar, Zecarlos Marchado, Cacá Amaral, Carlos Meceni. Quatro amigos, outrora torturados no DOI-Codi, saem para um fim de semana feliz. Mas um deles revelará mais tarde que na verdade eles estão na trilha de um célebre torturador, dado como morto, porém mais vivo do que nunca. Dois aspectos: 1) Brant se afirma como um artesão com sentido raro para filmes de ação; 2) e também um dos mais apressados: falta ao filme um tanto de consistência, o que parece ser resultado de um projeto meio apressado em sua concepção. Assiste-se agradavelmente.

Mercadores da Morte
Bandeirantes, 22h.

(Merchants of Death). EUA, 1997, 96 min. Direção: Yossi Wein. Com Michael Paré, Linda Hoffman. Sob efeito de hipnose, homem se lembra da fazenda de sua família, massacrada quando ele tinha seis anos. Pior: descobre que no lugar da fazenda há uma refinaria de petróleo e várias pistas que ligam seu dono (e ex-prefeito de Portland) ao assassinato. Pior ainda: a psiquiatra que o hipnotizou foi sequestrada e novas evidências aparecem de que o ex-prefeito é ligado ao narcotráfico. Claro, porque sem narcotráfico não se faz, aparentemente, filme vagabundo nos EUA.

Amor Fatal
SBT, 1h.

(Deadly Love). EUA, 1995. Direção: Jorge Montesi. Com Susan Dey, Stephen McHattie, Eric Peterson. Detetive investiga crimes em que homens aparecem mortos com a característica picada de vampiro no pescoço. Conversa vai, conversa vem, ele acaba topando com uma vampira e se apaixonando por ela. Vampirismo romântico em filme feito para TV. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.

Para hoje, as opções eram "Perigo Real e Imediato" (1994, de Philip Noyce, com Harrison Ford, Anne Archer) e "A Fúria do Dragão" (Hong Kong, 1972, de Lo Wei, com Bruce Lee).

Loucademia de Esqui
Globo, 4h10.

(Ski School). EUA, 1990, 88 min. Direção: Damian Lee. Com Dean Cameron, Tom Breznahan. Na linha de outras loucademias: tombos, sexo e inépcia.

DESTAQUES DA TV

FILME

Quem chorará por Hilary Swank?

A dúvida em torno de Hilary Swank é: seria ela atriz de um filme só?
Se não for, o certo é que até agora esteve longe de chegar perto da intensidade e do brilho que lhe deram o Oscar de melhor atriz de 1999 por "Meninos Não Choram" (Telecine Premium, 21h30).
O filme de Kimberly Peirce não é grande coisa, e não seria muito memorável sem Hilary. Ela faz ali uma jovem hermafrodita que vive e sente como homem.
Bons filmes misturam com frequência o esperável, até o previsível, ao inesperado. "Meninos" trabalha um tema e um personagem razoavelmente inusitados de um modo que eles são quase sempre previsíveis. Resta, de muito forte, a presença de Swank, cada momento pronta a oferecer algo raro. (INÁCIO ARAUJO)

MINISSÉRIE

AXN exibe produção sobre matador da Máfia
"Witness to the Mob", cujo primeiro capítulo o canal leva ao ar hoje, às 22h, conta a história real de "Sammy the Bull" Gravano, assassino contratado pela Máfia que resolveu entregar seus pares no tribunal em troca de imunidade. A produção executiva da minissérie em quatro partes é assinada pelo ator Robert de Niro.

DOCUMENTÁRIO

"Paixão Callas" revela uma das maiores cantoras da história
A produção (Eurochannel, 20h30) conta a trajetória de Maria Callas, intérprete lírica grega, por meio de depoimentos da própria diva e de pessoas que acompanharam sua vida dentro e fora dos palcos. Após uma carreira de sucessos, Callas morreu aos 53 anos, isolada em Paris, depois de três anos sem se apresentar.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Malanta entra para a Turma dos Talebancos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.