UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MANUAL PARA MOÇAS"

Livro vai do pós-feminismo ao punk rock

DA REPORTAGEM LOCAL

"Quando o Pós-Feminismo Encontra o Punk Rock." O título da obra na verdade é "Manual para Moças em Fúria", mas bem que o terceiro livro das meninas do site (do UOL) barra coluna (do Folhateen) poderia ser o que abre este texto. Um parênteses inicial: "meninas", sim, porque o trio resolveu parar de contar a idade após passar dos 30.
Por que pós-feminismo? Porque a prosa anárquica pela qual Jô, Nina e Raq vêm destilando os problemas, as soluções, o mundo e a vida das mulheres vai além do movimento dos anos 60. É menos militante, mais pragmático.
Por que punk rock? Primeiro, porque elas dedicam o livro ao inventor do mosh. Segundo, porque passaram uma tarde dando mosh e pogando no sofá da sala enquanto escreviam o livro, como declaram no começo.
Terceiro porque as três garotas superpoderosas retomam o princípio básico do punk: faça você mesmo. Elas fizeram elas mesmas, primeiro um fanzine xerocado distribuído em mãos, depois um site, que virou coluna, que virou livro, que ganhou, se não o mundo, pelo menos uma boa parte (a boa parte?) do Brasil. (SD)


Manual para Moças em Fúria   
Autoras: Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso
Editora: Record
Quanto: R$ 29 (144 págs.)



Texto Anterior: "Balada para as Meninas Perdidas": Sexo, música e verossimilhança embalam Vange Leonel
Próximo Texto: Documentário: "Brasil?...Só Rindo!" cerca o "jeitinho"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.