São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ouro Preto analisa desafios de biografias e jornalismo literário

Gonçalo Tavares e Stéphane Audeguy participaram de Fórum das Letras

MARCOS STRECKER
ENVIADO ESPECIAL A OURO PRETO

Biografias e jornalismo literário foram alguns dos principais temas discutidos do 5º Fórum das Letras de Ouro Preto, que se encerrou na segunda. O escritor português Gonçalo Tavares, o historiador francês François Dosse (autor de "O Desafio Biográfico", Edusp), o francês Stéphane Audeguy ("A Teoria das Nuvens", ed. Record) e o bósnio Sasa Stanisic ("Como o Soldado Conserta o Gramofone", ed. Record) estavam entre os principais nomes internacionais, assim como a francesa Anne-Marie Métailié.
Em uma das mesas, discutiu-se os desafios para a produção de biografias. Para Ruy Castro, colunista da Folha, "o biografado ideal precisa estar morto há pelo menos dez anos, não ter filhos, ser solteiro e, de preferência, ser brocha". Humberto Werneck lembrou "O Santo Sujo" (Cosac Naify), biografia sobre Jayme Ovalle. Paulo Markun comentou a pesquisa para "Anita Garibaldi" (Senac).
Em outra, o documentarista João Moreira Salles, editor da revista "Piauí", discutiu o jornalismo literário. Gonçalo Tavares, autor de "Aprender a Rezar na Era da Técnica" (Cia. das Letras), participou com o curador-coordenador do Masp Teixeira Coelho ("História Natural da Ditadura", Iluminuras) da mesa Portugal Telecom, patrocinadora do prêmio.
Dos autores brasileiros, participaram Ana Miranda, João Almino, Edney Silvestre, Adriana Lunardi, Max Mallman e a historiadora Mary Del Priore. O jornalismo cultural foi o tema debatido por Sylvia Colombo, editora da Ilustrada, e João Gabriel de Lima, diretor de redação da "Bravo!".
Não há estimativa oficial do número de participantes, mas a cidade registrou cerca de 14,4 mil visitantes durante o evento.
O encontro terminou com uma aula-show de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski.


O jornalista MARCOS STRECKER viajou a convite da organização do 5º Fórum das Letras


Texto Anterior: Réplica: Frodon mostra ter visão colonialista
Próximo Texto: Conexão Pop: Quando o U2 arriscava
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.