São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD´s

MPB
Moinho ao Vivo
MOINHO
Gravadora: EMI;
Quanto: R$ 25, em média;
Avaliação: ruim
O conceito do Moinho parece até armação de publicitário. Uma vocalista linda em primeiro plano (Emanuelle Araújo), uma percussionista carismática cuidando da cozinha (Lan Lan) e um bom músico ao violão organizando o carnaval (Toni Costa). Aproveitando a boa repercussão obtida nas noites da Lapa carioca, o trio estreou em disco no ano passado. Não seria prematuro demais já lançar um "ao vivo"? Sim, mas eles lançaram. Intercalam o repertório do primeiro trabalho (como o hit "Esnoba") com clássicos de Caymmi ("Eu Não Tenho Onde Morar"), Novos Baianos ("Besta É Tu"), Caetano Veloso ("De Manhã") e Jorge Ben ("Ive Brussel"). A produção é de Kassin e Berna Ceppas, da Orquestra Imperial.
POR QUE NÃO OUVIR: A química entre o trio esquentou desde o ano passado, mas poderia ter rendido um bom disco novo em vez deste, cheio de tanta repetição. (MARCUS PRETO)


Rock
Chorume
NUMISMATA
Gravadora: Pimba;
Quanto: R$ 35, em média;
Avaliação: bom
Menos psicodélico e mais "brasileiro" que em seu álbum de estreia ("Brazilians on the Moon", lançado em 2003), o eficiente sexteto paulistano Numismata chega ao temido segundo trabalho de maneira otimista e quase pretensiosa. "Chorume" segue a linha "rock com samba" (mas que não é samba rock) trilhada com sucesso pelos cariocas do Los Hermanos em "Ventura" (2004). Mas vai mais longe nas influências brasileiras, seja no uso de instrumentos típicos do samba e do choro (como em "O Inferno e um Pouco Mais" e em "Anhanguera", por exemplo), seja no número de referências propositalmente locais, especialmente de São Paulo.
POR QUE OUVIR: Pelas participações de Luiz Melodia (e a ótima voz de sempre, em "Prejuízo"), de Maria Alcina e do onipresente Tatá Aeroplano (ambos em "A Vida como Ela É") -além de faixas redondinhas, como "Viralatas". (FABIO RIGOBELO)


Texto Anterior: Conexão Pop: Quando o U2 arriscava
Próximo Texto: Crítica/"Salzburg": CD evidencia bom gosto dos pianos de Freire e Argerich
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.