São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Programa mostra "Saia Justa" da TV árabe

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma egípcia, uma libanesa, uma árabe-saudita e uma palestina dividem a mesma mesa para discutir questões femininas em um talk-show transmitido pela TV árabe. A descrição acima é a de um dos programas de maior sucesso no Oriente Médio, "Kalam Nawaem" (algo como conversa doce ou conversa de mulher), retratado pelo documentário "Rainhas da TV Árabe", que faz sua estreia nesta noite no canal pago GNT.
Como mostra o filme, o debate entre as apresentadoras começa ainda nos bastidores, quando o diretor propõe, como um dos temas a ser discutido, a notícia de que 60% dos homens árabes se consideram infelizes em seus casamentos. Em seguida, a produção nos leva à casa de algumas telespectadoras que, com menos entusiasmo que as apresentadoras, também discutem a notícia, numa tentativa de mostrar a popularidade do programa.
Apesar de não ir além disso, "Rainhas da TV Árabe" tem no próprio tema seu maior trunfo, com muçulmanas de diferentes nacionalidades discutindo abertamente assuntos polêmicos como homossexualidade, terrorismo e masturbação.
A cena está longe do estereótipo generalizado das mulheres árabes, segundo o qual quando não oprimidas são apenas coadjuvantes. (BB)


RAINHAS DA TV ÁRABE
Quando: estreia hoje, às 21h
Onde: no GNT
Classificação indicativa: não informada



Texto Anterior: Em Londres, Fat Duck passa por investigação estilo "CSI"
Próximo Texto: Crítica: "Guerra dos Mundos" vale mais que o Oscar 2009
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.