São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÔNICA

A mais velha tem cabelos castanhos (não os cortou), olhos castanhos (imensos, macios, úmidos), pele dourada, cintura apenas sensível no torso gorducho, preguiçoso. A voz permaneceu completamente nortista, rr da garganta, ãos enormes, vogais escancaradas. Fala como a Baianinha de Ribeiro Couto, e poderia dizer (e sentir), como a outra, que "o destino da mulher é o amor". Está claro que gosta de modinhas e de doce de coco.
A segunda é alta, magra (enxuta), cabelos bem pretos, pele bem branca.
Não conservou a prosódia sensual da província. Mas também não pegou o sotaque das cariocas. Fala bem (explicado). É quem veste as outras. Quem dá a elegância. Gosta muito de poesia (Olegário Mariano - Onestaldo de Pennafort).
Sentimental também. Mas sonsa, meu Deus!
A terceira é inteiramente diversa.
Pequena, magríssima (mais tout y est!), esse louro brasileiro que quase não é louro.
Nasceu na província, como as outras duas, porém, o fato é que não há carioca mais tipicamente carioca, nos modos, na gíria, no espírito. Não vai para essa coisa de poesia. É do cinema. Do charleston.
Da chispada. Tem gosto de sal e rabanete.
E o que faz no meio disso tudo (as três acertam que é uma delícia, cada qual com o seu timbre, o seu registro) Felício Antônio, meia direita de scratch e amanuense extranumerário da Repartição do Imposto sobre a Renda?
Felício Antônio é quem canta. Crônica "Flauta, Cavaquinho e Violão", publicada na revista "Para Todos", em 4 de agosto de 1928
 

Publicação autorizada pelo condomínio dos proprietários dos direitos intelectuais de Manuel Bandeira. Direitos cedidos por Solombra Agência Literária (solombra@solombra.org).


Texto Anterior: Crítica/"Crônicas Inéditas I - Manuel Bandeira": Textos exibem estilo franco e cansaço do modernismo
Próximo Texto: Autor comenta a "esquisita" Greta Garbo e a "guerra ao mosquito"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.