São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APITO

Reclamação envolve pagamento de direitos do filme

Produtores de "Pelé Eterno" vão à Justiça contra a distribuidora UIP

DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtores do documentário "Pelé Eterno", sobre a carreira do "atleta do século", lançado nos cinemas brasileiros em 2004, decidiram reclamar com o juiz.
O desacordo dos co-produtores Anibal Massaini, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e Anima Produções Ltda. é com o modo como a distribuidora United International Pictures (UIP) vem conduzindo as vendas do título para outros países, segundo informações da publicação "Consultor Jurídico".
Massaini declarou à publicação que "eles [a UIP] obstruíram a carreira internacional do filme", desconsiderando propostas de compra por grupos estrangeiros que ele teria recebido. Procurado pela Folha desde a última terça, até ontem Massaini não havia atendido a reportagem.
A UIP confirma a existência de uma demanda judicial relativa ao filme "Pelé Eterno".
Os produtores do longa questionam também as contas da distribuidora referentes à comercialização do filme em DVD e venda para TV por assinatura no Brasil. Calculam que não teriam recebido todos os seus direitos. A cobrança pode chegar a R$ 8 milhões, de acordo com cálculos do "Consultor Jurídico".
Jorge Peregrino, vice-presidente da UIP para América Latina e Caribe, disse que não faria comentários sobre "o mérito" da reclamação, ajuizada em São Paulo.
"É um direito que eles têm. Fizeram uma reclamação judicial. Achamos que não têm razão e vamos responder também na Justiça", disse à Folha, de Los Angeles.
Peregrino afirma estranhar apenas as acusações de que "uma companhia com a experiência da UIP cometesse erros tão grosseiros. Não é o primeiro filme que a gente lança", diz. (SA)


Texto Anterior: Crítica/"O dia em que o Brasil esteve aqui": Filme só arranha questões de fundo
Próximo Texto: Teatro: Peça aborda inclusão social pela educação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.