São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
FILA DO DNA Os homens de preto da foto acima são todos o mesmo: o ator Marco Antônio Pâmio; ou melhor, representam o mesmo personagem que ele no espetáculo "Um Número", em que o protagonista precisa aparecer multiplicado em cena; para isso, a produção selecionou 12 clones que sobem ao palco do Sesc Belenzinho no próximo fim de semana

Capim seco

A proposta do governo para criar uma agência, a Ancinav, que irá regulamentar e fiscalizar o setor de cinema e audiovisual, como as TVs, já está incendiando o setor. As propostas serão apresentadas oficialmente pelo governo na sexta-feira, mas entre as medidas já praticamente definidas estão: a criação de taxas sobre os ingressos de cinema (10%); uma possível taxação (9%) sobre a venda de DVDs e VHS; e um aumento de 200 vezes sobre o preço pago pelos distribuidores que trazem ao país filmes importados, como "Homem-Aranha".
 
Hoje as empresas pagam R$ 3.000 para exibir um filme em 200 salas de cinema. Se a proposta do governo, que ainda será discutida no Congresso, vingar, terão que desembolsar R$ 600 mil.

CAPIM 2
Outro artigo que está causando apreensão diz que a agência poderá estabelecer "restrições, limites ou condições" à exploração de atividades cinematográficas e audiovisuais. Há uma interpretação de que o governo poderá interferir na programação das TVs, mas o Ministério da Cultura diz que isso não acontecerá e que outros artigos da lei garantirão a liberdade das empresas nesse sentido.

CAPIM 3
Sobre a distribuição de filmes importados, Juca Ferreira, secretário-executivo do MinC, diz que o governo pretende combater o monopólio que se vê atualmente. "Brasília tem 71 salas de cinema; em 46 delas estão passando "Homem-Aranha" ou "Shrek'", diz ele.

REINADO
Os convidados do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ficarão hospedados, em Atenas, no Queen Mary 2, o maior navio de cruzeiro do mundo. Um pacote para seis dias de hospedagem estava sendo vendido, em algumas agências, por até 7.000. O ministro Agnelo Queiroz, dos Esportes, está na lista de convidados do COB. A assessoria dele diz que o governo pagará as despesas de passagem e hospedagem.

AÇÚCAR E AFETO
Sílvia Buarque está namorando o ator Chico Diaz, o rústico açougueiro de olhos verdes de "Amarelo Manga".

E TUDO É JAZZ
Chegam ao Brasil no fim do mês os músicos com quem Woody Allen toca clarinete nas noites de segunda em Nova York -compromisso que o cineasta não adia nem para ir à cerimônia do Oscar.
 
O maestro Eddy Davis, da New Orleans Jazz Band, vem com os instrumentistas do The New York Jazz Trio fazer apresentações em São Paulo.

REVOADA
Dança das cadeiras na Casa Cor. Alguns arquitetos estão deixando o evento porque, com a mudança de data, tinham assumido outros compromissos. São eles: Camila Matarazzo, Cecília Pastore, Fernanda Marques e Ricardo Pinto. Sandra Picciotto, que está grávida, também cancelou sua participação.
 
A direção da Casa Cor enviou convites para outros arquitetos e decoradores mas ainda não definiu quem substitui os que saem. O evento acontece entre 28/9 e 2/11.

VALE O ESCRITO
O Ipem - Instituto de Pesos e Medidas do Estado fez uma fiscalização de Dia dos Pais na capital, no interior e no ABC. Foram analisados 3.403 itens do vestuário masculino, em 72 lojas. Destas, 18,05% tinham irregularidades como tamanho e composição do tecido diferentes do informado nas etiquetas. As lojas foram autuadas.

PAZ E AMOR
Está dando o que falar o livro "Emergency Sex and Other Desperate Measures" (sexo emergencial e outras medidas desesperadas), sobre os dez anos de Heide Postlewait e dois funcionários da ONU em missões de paz. Ela relata que se sentia uma "vagina ambulante" e que mais de uma vez recorreu ao tal "sexo emergencial". A entidade não decidiu o que fazer com o trio.

bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

É com coquetel o lançamento do livro "Direito e Economia da Concorrência", de Gesner Oliveira e João Grandino Rodas, na Fundação Getúlio Vargas, a partir das 19h.
O professor Antônio Fernando Costella faz a conferência "Comunicação: Do Um ao Infinito", hoje, na sede da Academia Paulista de Letras, no largo do Arouche, às 18h.
O programa "A Special Lady", apresentado por Murila Martírio (na verdade o ator Renato Kramer), recebe a atriz Suzy Rêgo como convidada, às 14h na AllTV.
A grife de sapatos West Coast faz festa de encerramento da semana de moda Prêt-à-porter Brasil, no hotel Unique.
Com exposição de fotos de Bob Wolfenson, Luiz Garrido, Christian Gaul e Edu Simões, é hoje o lançamento do livro e do projeto "Heróis Invisíveis", assinado por Gilberto Dimenstein.


Texto Anterior: Crítica: Vale pelos efeitos especiais
Próximo Texto: Teatro: "Mandrágora" do grupo Tapa celebra o sarcasmo maquiavélico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.