São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viva a feijoada original

COLUNISTA DA FOLHA

Já emiti várias vezes minha opinião sobre as feijoadas da cidade -antipatizo com as que, pretendendo-se light, fazem o cozido de feijão e porco virar cozido de feijão sem porco (ou quase sem porco); e admiro a feijoada original, com tudo a que se tem direito -especialmente pé, rabo e orelha de porco, responsáveis pela suculência e untuosidade do prato.
Nesta categoria, muitas são bem-feitas. Uma curiosa tradição da cidade diz que churrascarias devem servir feijoada às quartas e aos sábados, o que muitas fazem; entre elas, a Varanda Grill. Ali se repete uma boa característica das feijoadas de churrascaria: ingredientes como as costelinhas, bisteca e linguiças não são fritas, mas sim grelhadas sobre brasas de carvão. Ganham outro gosto. Na Varanda, há dois outros ingredientes que valem a pena: a boa oferta de cachaça (ingrediente indispensável) e também de vinhos, de boa qualidade e preço.
A belíssima variedade de cachaças é também o bom começo da feijoada no Xopotó. De tradição mineira, ali não há grelhados, mas sim frituras, na velha tradição. E a iguaria vem à mesa em cumbuca (devidamente fornida das partes necessárias do porco), o que é sempre preferível ao vai-e-vem do self-service. (JM)

Cotação:$$$ Avaliação:  

Restaurante: Varanda Grill
Endereço: r. General Mena Barreto, 793, Itaim Bibi, tel. 0/xx/11/3887-8870

Cotação: $$ Avaliação: regular

Restaurante: Xopotó
Endereço: r. Dr. Fadlo Haidar, 136, Vila Olímpia, tel. 0/xx/11/3849-1267



Texto Anterior: Mundo Gourmet: Novo Hampton serve carne com ares de refinamento
Próximo Texto: Arnaldo Cohen/Crítica: As paixões da inteligência e a inteligência da paixão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.