São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção explica como escolher um vinho

Volume, nas bancas no domingo, dia 12, traz dicas sobre compra de uma garrafa, guarda e degustação da bebida

Um rótulo bem-feito, cápsula metálica, e não de plástico, podem ser indicativos de um produtor cuidadoso

DE SÃO PAULO

Comprar, guardar e degustar: os temas, que compõem as fases de apreciação de um rótulo, são descritas no 14º volume da Coleção Folha Mundo do Vinho, nas bancas no próximo domingo, dia 12.
"A fase da compra é essencial, pois poucos vinhos justificam plenamente o preço que lhes é atribuído", diz o autor, Eduardo Viotti.
Na hora da compra, é preciso ter em mente que há vinhos para o dia a dia e vinhos especiais, ou seja, cada bebida tem sua ocasião.
Detalhes podem ajudar na hora da aquisição: um rótulo bem-feito, cápsula (invólucro que recobre e lacra a rolha) metálica, e não de plástico, podem ser indicativos de um produtor cuidadoso.
Há dicas para se comprar em supermercados, onde o posicionamento em pé da garrafa é daninho ao vinho, e em lojas especializadas.
Garrafas vendidas na internet e em clubes de vinhos também são abordados aqui.
A guarda de tintos e brancos é outro assunto que merece atenção. Idade e tipo de rolha, por exemplo, indicam se o vinho deve ou não ser mantido deitado.
"Cada vez mais, há vinhos que não precisam ficar deitados, como a maioria dos Portos." O livro explica, ainda, como montar adega em casa.
A porção final do volume é dedicada à degustação da bebida. "É tão fácil quanto apreciar uma boa comida: o único requisito é amplitude de espírito", diz Viotti.
São detalhados os principais defeitos do vinho e as famílias de aromas que podem ser encontradas numa garrafa. Um glossário e um exercício de degustação completam a obra.


Texto Anterior: Opinião: Cineasta parece que acredita mesmo ser "rei do mundo"
Próximo Texto: Sem comer, Ebert faz livro de culinária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.