UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiados em Cannes dominam a programação

DA REDAÇÃO

Enquanto o Festival do Rio alcança sua última semana, começam os preparativos para a 27ª edição da Mostra de São Paulo, que começa no dia 16 deste mês, com uma sessão fechada para convidados nas nove salas do shopping Frei Caneca.
O último Festival de Cannes é responsável por boa parte das atrações. Vencedor da Palma de Ouro e do prêmio de melhor direção, "Elefante", de Gus van Sant, recria o massacre na escola Columbine, tema de documentário de Michael Moore, premiado na 26ª Mostra.
Indicado pelo Canadá para concorrer à vaga de Oscar estrangeiro, "As Invasões Bárbaras", dirigido por Denys Arcand, também venceu roteiro e atriz (Marie-Josée Croze) na competição francesa. Completam os destaques "A Melhor Juventude", de Marco Tulio Giordana ("Os Cem Passos"), e "Ouro Carmim", de Jafar Panahi ("O Balão Branco").
Figurinhas fáceis de edições anteriores não vão faltar: Alexandr Sokúrov, homenageado em retrospectiva no ano passado, tem exibido "Pai e Filho"; já o português Manoel de Oliveira, "Um Filme Falado".
As retrospectivas contemplam o português João César Monteiro, morto em fevereiro, o finlandês Mauritz Stiller (1883-1928) e o japonês Kiju Yoshida, que virá ao Brasil com sua mulher.
Mas o grande convidado às terras paulistanas é o taiwanês Tsai Ming-liang ("Vive l'Amour"), que apresentará "Adeus, Dragon Inn".
As grandes procuras por ingressos devem ser "Dogville", de Lars von Trier, e as séries "The Blues" e "Ten Minutes Older", com episódios feitos por diretores como Spike Lee, Jean-Luc Godard e Bernardo Bertolucci.


Texto Anterior: Mostra de São Paulo: Perdas...
Próximo Texto: Festival do Rio: ...e danos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.