São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imune às críticas, Tiësto se apresenta em festival

Dos mais populares DJs do planeta, o holandês é a grande atração do Helvetia

Evento de eletrônica, que ocorre amanhã num campo de pólo em Indaiatuba, tenta simular o clima dos festivais de verão da Europa

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

São 26 DJs, distribuídos em um palco e três tendas, numa estrutura montada em extensa área verde. Com a intenção de emular os festivais de verão que pipocam na Europa, acontece amanhã a segunda edição do Helvetia Music Festival.
Dedicado à música eletrônica, o evento ocorre em um campo de pólo em Indaiatuba (a 102 km de São Paulo).
Um dos atrativos do festival é que ele começa já na manhã deste sábado -e se estende até a manhã do domingo. O outro chamariz é a apresentação do holandês Tiësto, um dos mais populares DJs do planeta.
Aos 38 anos, Tiësto arrebanhou uma enorme massa de fãs ao especializar-se em produzir e tocar faixas com forte acento pop -são faixas melódicas, com muito piano, remixes de canções conhecidas, que alternam momentos contidos com picos eufóricos.
No Helvetia, Tiësto fará set de cinco horas e meia (das 21h30 de sábado às 3h de domingo), em que deve mostrar canções de seu último álbum de estúdio, "Elements of Life", lançado no início do ano e que o fez sair em turnê pelo mundo.
"Terá muitas faixas novas, feitas especialmente para esta turnê", disse Tiësto à Folha, por telefone, sobre o que apresentará em São Paulo.

Críticas
O holandês é dos nomes mais populares da dance music, mas é também dos mais criticados -e essas críticas vão em direção não apenas ao lado comercial da música de Tiësto mas ao modo como ele comandaria os negócios, chegando a solicitar dos promotores, além do cachê, participação nos lucros dos eventos no qual se apresenta.
"É como dizem: árvores altas balançam com ventos mais fortes", rebate Tiësto. "[Para lidar com as críticas] Você tem que ser forte e acreditar no que faz. Gosto da música que toco, dou o máximo de mim sempre. Leio algumas críticas, parte delas não têm sentido. Mas isso não me machuca."
Críticas à parte, Tiësto vê com otimismo esta nova fase da dance music, que embaralha referências de outros gêneros.
"Há definitivamente uma evolução. É difícil encontrar uma nova batida, uma linha de baixo original a toda hora. No rock, encontramos sempre as mesmas guitarras. Há uma geração nova de DJs que mistura muitas coisas em seus sets, melodias, timbres. A dance music está num ótimo momento, e a internet está ajudando. Sites como MySpace e Facebook ajudam a divulgar a música."
Além de Tiësto, o festival Helvetia terá outros DJs internacionais, como o habilidoso inglês Eddie Halliwell, o alemão Tocadisco e o norte-americano Bad Boy Bill.


Texto Anterior: Sobrinha do pianista deu nome ao álbum
Próximo Texto: Satyros Dois estréia peça inspirada por teoria do caos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.