São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Bailarinos interagem com utensílios do dia-a-dia

"Stake House" coreografa o homem que habita os cubículos das cidades

LUCIANA ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pense na cidade de São Paulo, em seus prédios e favelas. Imagine as pessoas ali dentro. Enquanto um come, outro assiste à TV. Ao lado, alguém se senta. Visualize esse fluxo contínuo de ações cotidianas no mesmo tempo e lugar. Essa imagem, familiar e absurda, é o ponto de partida de "Steak House", coreografia do suíço Gilles Jobin em cartaz hoje e amanhã, no Sesc Santana.
O tema da habitação nos grandes centros urbanos e da relação do homem com os objetos num espaço restrito aparece de forma concreta na peça. "Steak" (bife) é a carne que somos e consumimos, como explica Jobin, e "house" (casa) é a morada dessa "carne".
Ter conhecido a capital paulista, o Rio de Janeiro e algumas cidades africanas foi decisivo para Jobin realizar a peça. "São cidades brutais, enormes e me mostraram uma forma diferente de ver o mundo. Sou de um país pequeno [Suíça]. Morei em Londres, que é grande, mas é plana, um mundo mais arrumadinho", diz ele.
Em cena, os seis bailarinos, incluindo o próprio Jobin, movimentam-se num mesmo cômodo, mas seus atos são isolados. Apesar de muito próximos, os corpos raramente se encontram. As pessoas interagem com móveis e utensílios. Entre paredes, mesa, cadeiras, discos, fotografias e gente compartilham o mesmo lugar, o cenário colorido de Sylvie Kleiber, sob a variação discreta da luz de Fréderic Richard.
A aproximação com o real foi um desafio para Jobin. "Meus outros espetáculos são mais abstratos", destaca. Se em "The Moebius Strip", apresentado em São Paulo em 2001, os corpos pareciam riscos numa tela, em "Steak House" eles são gente comum, o que é evidenciado no figurino de "normal" de Karine Vintache.

Steak House
Quando: hoje, às 21h; amanhã, às 19h
Onde: Sesc Santana (av. Luiz Dumont Villares, 579, tel. 0/xx/11 6971-8700)
Quanto: de R$4 a R$10


Texto Anterior: Música: Ivan Lins ganha prêmio de melhor álbum do ano no Grammy Latino
Próximo Texto: Artes plásticas: Exposição reúne polaridades de Maiolino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.