São Paulo, quinta-feira, 05 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Mapa explica procedimentos da legislação

DA REPORTAGEM LOCAL

Questionado sobre a desinformação de passageiros em relação à lei que proíbe a entrada de produtos de origem vegetal ou animal no país sem autorização prévia, o Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) diz que está intensificando a divulgação com a distribuição de folders, a de fixação banners em aeroportos e a veiculação de mensagens de áudio nas áreas de embarque.
As queixas dos profissionais da área de gastronomia sobre a burocracia da importação, por outro lado, são contestadas pelo órgão.
"Os procedimentos de responsabilidade do Mapa, de modo geral, são ágeis. É preciso identificar em que órgãos a burocracia é um problema."
Sobre as dificuldades de trazer alcachofras da Itália, o ministério diz que "a importação de alcachofras e de outras espécies vegetais não necessitam de autorização prévia. Tão logo ocorre o desembarque da mercadoria, é feita a inspeção e, de forma rápida, o produto é liberado".
Já sobre a dificuldade de mandar um técnico ao país produtor de laticínios, apontada por Fabrízio Fasano, o Mapa diz que procedimentos adotados pelo Brasil para permitir a importação de produtos de origem animal da Europa são os mesmos dos países da União Europeia.
"O Brasil realiza missões ao exterior para avaliar as condições técnicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos e produtos, para assegurar tanto a sanidade agropecuária como salvaguardar os interesses da saúde pública."

Texto Anterior: Comida: O crime da mala
Próximo Texto: Nina Horta: O livro de todos os sentidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.