São Paulo, sexta, 6 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Woody Allen responde se Deus existe

do enviado especial ao Rio

No programa da peça "Deus", o cineasta Woody Allen, o autor, diz que aprendeu com Danny Simon que "escrever não é fácil". Danny é irmão de Neil Simon, o autor da Broadway. Os três escreveram humor para televisão.
É uma escola americana, de nomes cultuados. É um humor rápido, de grandes tiradas, inteligente. Mas é também pueril. "Deus", de 1975, traz um Woody Allen ainda bem marcado pela televisão.
É uma comédia leve, muito engraçada, de confusão do raciocínio, mas que se deixa com sensação semelhante àquela dos filmes "bergmanianos" de Allen -a de que Bergman era melhor.
"Deus" tem ainda a vantagem de uma boa adaptação. Assim, há uma "hebréia do Flamengo", um "paulista mal-humorado", piadas com o teatro carioca ("ele é ator, frequenta o Baixo Gávea").
"Deus" acompanha ensaios e apresentação de uma tragédia grega em que o escravo Fidípides (ou o ator Pelópidas, ou o ator Murilo Benício) vai entregar a mensagem dizendo se Deus existe.
A graça, além das piadas, vem da confusão "metalinguística" envolvendo o próprio teatro (o "autor" grego busca um "filósofo" na platéia para achar o final), a peça (Woody Allen faz intervenção, em "telefonema"), a peça-dentro-da-peça (Protágoras, ou Frank Menezes, "inventa" o deus ex machina), os próprios atores ("Reparou quem é? É o Maurílio Benigno, o não-sei-quem da novela").
Finda a peça, o final, como diz Pelópidas no início, é "nada, nada, não quer dizer nada".
Antes, revela que Murilo Benício é bom comediante, com seus trejeitos de estátua grega e um tempo de humor apurado.
Que Frank Menezes, que veio da Cia. Baiana de Patifaria, segue magistral.
E que divertir-se por "nada" é das boas coisas do teatro.
(NS)


Peça: Deus Autor: Woody Allen Direção: Mauro Mendonça Filho Quando: quarta a domingo, às 19h30 Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. 1º de Março, 66, Rio, tel. 021/216-0237) Quanto: R$ 10


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.