São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

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Músico trouxe violoncelo para o solo popular

DA REPORTAGEM LOCAL

O violino e o contrabaixo emigraram há tempos para a música popular ou para o jazz. A viola fez a seguir o mesmo trajeto. Entre os instrumentos de cordas, no entanto, o violoncelo foi mais resistente. Yo-Yo Ma tem sido um dos arquitetos dessa reviravolta.
Não tanto pelo ineditismo, mas pelo número de gêneros em que o instrumento tem sido um solista original. O músico criou em 1998, por exemplo, o Silk Road Ensemble, que procura trabalhar com o material melódico da rota da seda, que une por terra o Mediterrâneo europeu ao Pacífico asiático. Enveredou pelo tango, pela música brasileira ("Obrigado Brazil", de 2003) ou pelas trilhas sonoras de Giuseppe Tornatore e Ennio Morricone.
É como se, para ele, toda música pudesse ser objeto do solo austero de um violoncelo, cuja "voz" mais grave se firmou nos tempos do barroco apenas como pano de fundo sonoro, como simples acompanhamento na função de "baixo contínuo". Nascido em Paris, em 7 de outubro de 1955, foi morar com os pais (chineses) ainda na infância em Nova York, nos EUA, onde foi aluno de Leonard Rose, na Juilliard School.
Violoncelista precoce -estreou aos 8 anos como solista, regido por Leonard Bernstein-, teve parceiros como os violinistas Isaac Stern ou o pianista Emmanuel Ax. Sua primeira experiência fora do repertório clássico data de 1984, quando gravou a "Suíte para Violoncelo e Piano - Jazz", de Claude Bolling.
(JBN)


NA SALA SÃO PAULO
Quando:
dia 18, às 21h
Onde: pça. Júlio Prestes, s/ nš, tel. 0/xx/11/3223-3966 e 0/ xx/11/5087-3450)
Quanto: de R$ 50 a R$ 400

NO CULTURA ARTÍSTICA
Quando:
dias 19 e 20, às 21h
Onde: r. Nestor Pestana, 196, tel. 0/xx/11/3258-3344)
Quanto: de R$ 120 a R$ 250 (esgotados)



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