São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Christian von Ameln/Folha Imagem
HISTÓRIA
O beijo cinematográfico de Joana Lemos e Iatã Canabrava, anteontem, na inauguração do Memorial da Liberdade

Placar

A campanha ainda nem começou, e a corregedoria eleitoral de São Paulo já tinha registrado, até ontem, 722 ocorrências -a maior parte delas, de pichações de muros flagradas por equipes que fotografam a imundície.

Numa das mais surpreendentes ocorrências, um sargento da PM -a quem caberia zelar pela ordem - foi surpreendido pichando um muro. A corregedoria sugeriu punição por crime eleitoral e por falta disciplinar.

Um dos últimos notificados foi o deputado estadual Afanásio Jazadji, cujo outdoor dizia: "Obrigado, Afanásio, por ter idealizado o sistema de resgate do Corpo de Bombeiros". O problema é que o outdoor era do próprio deputado, que já retirou tudo de cartaz.

DOIS GUMES
A equipe de marketing de Ciro Gomes está preocupada com o propalado salto dele nas pesquisas. Eles previam que o crescimento aconteceria entre agosto e setembro -o que livraria Ciro, até lá, dos ataques adversários.

MUDANÇA
O secretário do Programa Nacional de Bolsa Escola, Floriano Pesaro, agora faz parte da equipe de mobilização da campanha de José Serra.

MORDE, ASSOPRA
O deputado Luiz Eduardo Greenhalg, que acompanhou de perto as investigações da Polícia Federal sobre o assassinato do prefeito Celso Daniel, diz que foi avisado de que grampos estavam sendo feitos -mas não em autoridades do PT.

Apesar da polêmica entre o partido e o governo, Greenhalg elogia a atuação do ministro da Justiça, Miguel Reale Jr -que já foi chamado de "leviano" pelo presidenciável Lula. "Discordo. Ele está querendo jogar limpo", diz o deputado.

SALTO
Rita Camata vai participar de outro jantar, só para mulheres, no dia 10, desta vez no Rio de Janeiro, na casa de Andrea Gouvêa Vieira. A platéia vai ser eclética: entre as convidadas estão a eterna emergente Vera Loyola, a empresária Kati Almeida Braga, atrizes como Regina Duarte, ex-modelos como Luma de Oliveira e Luiza Brunet -e mulheres da cooperativa das costureiras da Rocinha.

PACO VEM AÍ
O mundo fashion está em polvorosa com a vinda de Paco Rabanne ao Brasil. Ele chega em São Paulo no próximo dia 15, para o lançamento de seu novo perfume masculino. Rabanne reservou um andar inteiro do hotel Emiliano, onde fica hospedado com sua equipe.

Ele fez questão de que a modelo Amanda Santos -capa da "Elle" francesa de junho- participasse do desfile que a grife promove no dia 16.

POR DENTRO E POR FORA
A apresentadora Luciana Gimenez resolveu ficar loira de uma vez por todas. Ela pintou os cabelos anteontem com uma tinta chamada "sun-kissed", importada especialmente pelo colorista finlandês Juha Antero, do MG Hair. Do salão, Luciana partiu para Londres com Lucas, que visitaria o pai, Mick Jagger.

FILA INDIANA
Trio de chiques anteontem na fila do bufê do restaurante Badebec da Casa Cor: Chella Safra, Dora Rosset e Beth Arbaitman.

PARA QUEM PRECISA
Os estilistas Tufi Duek e Ricardo Almeida -que elaboraram sugestões de figurino inspiradas nos anos 60-, o cenógrafo Abel Gomes e a banqueteira Roberta Pederneiras decidiram doar para instituições de caridade o cachê de R$ 12 mil que vão receber pela produção da festa do empresário Alexandre Accioly.

PIPOCA
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai exibir pela primeira vez no Brasil uma retrospectiva integral da obra do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. A atriz italiana Laura Betti, que trabalhou com Pasolini, virá ao evento, que também apresentará um documentário que ela fez sobre o cineasta.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

É hoje a abertura da mostra de videoarte de Jordan Crandall e de Tina Keane e da quinta edição da "Temporada de Projetos 2002", com Janaina Tschäpe, às 13h, no Paço das Artes.
A cantora Cida Moreira se apresenta no show "A Canção Brasileira", amanhã, às 11h, no Sesc Belenzinho.
O físico Marcelo Gleiser faz hoje a palestra "Moralidade e Ciência no Século 21 - Kubrick como Visionário", às 18h30, no MAM. Os Raimundos lançam hoje, como vendedores, seu novo CD, "Kavookavala", às 18h, na Fnac.
É com coquetel a abertura hoje da exposição "Retalhar 2002", às 11h, no Sesc Belenzinho.
O escritor Pedro Bandeira fala amanhã com o público infantil no encontro "Brincando com Palavras", às 11h, no Itaú Cultural.
Estréia hoje a peça "Pólvora e Poesia", de Alcides Nogueira, às 21h, no Tusp.

VINHOS

Em busca do sabor escondido

Ele é amigo e confidente de grande parte da clientela estrelada do Fasano, um dos mais caros e luxuosos restaurantes do país. Sommelier com S maiúsculo, Manoel Beato cita Balzac ao comentar um vinho e tem interesses dos mais variados -da poesia concreta aos jogos do Palmeiras. "Minha única crença é no Verdão", diz ele, que é apaixonado por Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.

Folha - Qual foi o vinho mais caro que você já vendeu?
Beato
- Um Petrus 82, que saiu por uns US$ 3.000. Quem comprou foi um gringo meio árabe, não sei ao certo de onde ele era.

Folha - Qual foi a melhor safra da última década? E os vinhos de 2002?
Beato
- Os anos de 85, 89 e 90 foram bons em várias regiões do mundo. Mas 2000 foi "o" ano, um dos melhores do século. De 2002 ainda é cedo para avaliar, mas fiquei muito contente com os vinhos chilenos e argentinos.

Folha - Afinal, Bordeaux ou Borgonha?
Beato
- Bordeaux tinto, Borgonha branco.

Folha - Qual vinho brasileiro você destacaria?
Beato
- O espumante Chandon é o melhor produto nacional. Depois dele, há mais alguns em condição de igualdade: Lovara, Pizzato, Salton, Dom Laurindo e Miolo -que tem deslizado em safras recentes, mas é muito bom

Folha - Atualmente há vários "entendidos" em vinho. Eles costumam dar muitas gafes?
Beato
- Muita gente confunde a marca do vinho com o tipo de uva. Pedem, por exemplo, um "Riesling tinto", sendo que Riesling é o tipo de uva, para vinho branco.



Texto Anterior: Análise: Psicologia e sociologia como grande literatura
Próximo Texto: Patrimônio: Dops é mais uma peça da revitalização do centro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.