São Paulo, segunda-feira, 06 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA FOCA ORIGENS DA "GERAÇÃO 90"
"Localizar nos anos 90 o nascedouro de um tipo de cinema que se pratica na América Latina na atualidade" foi o propósito da curadoria do 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, segundo Francisco Cesar Filho, que divide a função de curador com Jurandir Müller e André Sturm.
Cesar Filho identifica como traço comum a essa geração o fato de serem "jovens oriundos de cursos de cinema" e, portanto, possuírem "um referencial cinematográfico, o cultivo de uma cinefilia, que se reflete em seus filmes na forma da prioridade aos aspectos técnicos".
Alojados na "Mostra Anos 90 - Retomada do Cinema Latino-Americano", os títulos incluem curtas de diretores como Karim Aïnouz ("Seams", 1993), Marcelo Gomes ("Maracatu, Maracatus", 1995) e Laís Bodanzky ("Cartão Vermelho", 1994).
Entre os longas exibidos, há títulos dos argentinos Marcelo Piñeyro ("Cavalos Selvagens", 1995) e Pablo Trapero ("Mundo Grúa", 1998) e do chileno Andrés Wood ("Histórias de Futebol", 1997), além de nacionais como "Baile Perfumado" (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.

Texto Anterior: Vencedor de Berlim abre hoje 4º Festival Latino
Próximo Texto: Crítica: "Rudo e Cursi" sai da mostra direto em DVD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.