São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Itamaraty nas letras

Depois de o Ministério da Cultura lançar o novo programa para ampliar a tradução de brasileiros, é a vez de o Itamaraty desenhar sua estratégia. O edital do MinC já começou a ser traduzido e divulgado por embaixadas e consulados de mercados importantes. Nas principais cidades dos EUA e da Europa; mas também em lugares como Atenas, Ancara, Nova Déli, Pequim. Editores e tradutores da Alemanha vêm para a Bienal do Rio a convite do Itamaraty. A vinda para cá de gente das letras será incentivada, até 2013, quando o Brasil é homenageado em Frankfurt. A ida ao exterior de autores que venceram prêmios, como o São Paulo de Literatura, será parte do programa.



A VIAGEM DE GONÇALO



As viagens para Gonçalo M. Tavares eram "quase uma perturbação", como explica. Até o dia em que as transformou em "trilhas de trabalho".
É com câmera digital, bloquinho A5 quadriculado e caneta que o escritor português contemporâneo mais saudado pela crítica desembarca na próxima semana para "apanhar quase dois Brasis". Vai passear com a família por um mês e meio entre o Nordeste e o Sul, no intervalo de dois compromissos, a Jornada de Passo Fundo e a Bienal do Rio.
Contos recentes sobre Buenos Aires, Praga e os Bálcãs foram publicados em revistas literárias.
Quase a concluir, está "Canções Mexicanas", ainda sem data de publicação.
É possível escrever sobre as viagens ao Brasil? "Sim, mas prefiro nunca planejar."

ANTES DOS MODERNOS
Pensionato Artístico era o nome de um programa de bolsas do governo paulista para enviar artistas brasileiros à Europa por períodos de até cinco anos.
"Entre a Vanguarda e a Tradição", de Márcia Camargos, conta a história desse intercâmbio, entre 1912 e 1930.
Entre os bolsistas, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Francisco Mignone. O livro inclui documentos e imagens inéditas. Sai pela Alameda.

UMA EDITORA PARA O FACEBOOK
Foi com apreensão, rebuliço e teorias conspiratórias que o mercado editorial recebeu a notícia da última semana: o Facebook, rede social com mais de 750 milhões de usuários, comprou uma editora.
Push Pop Press não é uma empresa qualquer no ramo: é considerada jovem talentosa e promissora. A sua especialidade são livros digitais para iPad e iPhone.
O que se pode esperar do negócio? O Facebook nega que pretenda entrar no negócio dos livros. Que deseje concorrer com Apple, Amazon e Google. Diz que quer apenas oferecer mais uma ferramenta de compartilhamento. A resposta não convenceu.

SALVEM AS PEQUENAS LIVRARIAS
Não é só nos EUA, em crise financeira e com crescimento mais veloz de vendas de e-books, que se organiza movimento pelas livrarias independentes.
Na França, uma grande campanha é realizada até o fim deste mês. A favor das pequenas lojas, que perdem participação no mercado para os grandes grupos.
Os anúncios saem publicados em jornais e revistas de todos os matizes: "Le Monde", "Libération", "Le Point", "L´Express", "Le Nouvel Observateur", "Courrier International", "Elle", "Les Inrockuptibles". É organizada por imprensa, sindicatos de editores e livreiros, associações pró livro.

Após o prêmio.... Rubens Figueiredo, que levou o Prêmio São Paulo de Literatura na última semana, diz que a rotina será "rigorosamente" a mesma. "Isso inclui só escrever quando acreditar que tenho algo a dizer", explica. Como tradutor, se ocupa agora com "Oblómov", de Ivan Gontacharóv, autor russo do século 19, e "Num Estado Livre", de V. S. Naipaul.

....de RS$ 200 mil Marcelo Ferroni, o escolhido na categoria romance de estreia, escreve um novo livro, desta vez totalmente ficcional, que quer concluir em 2012. A obra anterior, que foi premiada, recontava os últimos dias de Che Guevara. O dinheiro, diz, vai mantê-lo com "algum tempo livre" para escrever.
O segundo filho nasce em poucos dias.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras


Texto Anterior: Crítica/História: Coletânea de jornal da FEB traz mosaico da participação brasileira na 2ª Guerra
Próximo Texto: Manguel lança antologia sobre Jesus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.