São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


De que é feita a justiça, afinal?

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Tantos filmes sobre júris e jurados parecem demonstrar que os americanos duvidam dessa instituição com intensidade igual à que empregam para cultivá-la como emblema do envolvimento social nas questões legais.
"O Júri" (Telecine Premium, 22h50) é um desses filmes que vêm direto da linha de montagem jurídica de John Grisham. Ali, Gene Hackman é o craque em armar júris favoráveis.
Mas é como o marketing político. Se coisas assim valem, então toda a instituição pode ruir. Por outro lado, como negar que certas pessoas são propensas a inocentar ou culpar alguém independentemente dos fatos? E que são os fatos? São coisas que vêm enroladas na retórica jurídica. Enfim, sabemos que com um bom advogado qualquer um se safa de qualquer coisa.

TV ABERTA

A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa
Record, 14h20.
(Revenge of the Pink Panther). Inglaterra, 1978, 100 min. Direção: Blake Edwards. Com Peter Sellers, Herbert Lom, Dyan Cannon, Robert Webber. No quinto e último filme (verdadeiro, não uma picaretagem) de Peter Sellers como Clouseau, há a Máfia, que tenta assassiná-lo desesperadamente, e há um desesperado inspetor Dreyfus que enlouquece completamente. Uma comédia antológica.

O Demônio na Garrafa
Globo, 15h50.
(Demon in the Bottle). EUA, 1996. Direção: Randal William Cook. Com Michael Malota, Ashley Lyn Cafagna, Michael Dubrow. Não um filme sobre alcoolismo, como o título pode sugerir, mas a história de uma garota de 12 anos entra em rede de esgoto com um amiguinho que perdera seu colar de cristal, presente do avô. Do esgoto eles serão transportados ao século 17, onde encontram um tesouro e, dentro dele, o demônio em questão. Aventura infantil obscura.

Assassinos
SBT, 22h30.
(Assassins). EUA, 1995, 132 min. Direção: Richard Donner. Com Sylvester Stallone, Antonio Banderas, Julianne Moore. Disposto a se aposentar, o matador Stallone topa uma última e bem paga empreitada: eliminar a pirata eletrônica Julianne Moore. Há dois problemas. O primeiro é um outro matador no pedaço (Banderas). O segundo é que ele se apaixona pela garota. Como acontece com freqüência na Hollywood atual, personagens que existem meramente na esfera da convenção.

Intercine
Globo, 1h25.
"A Filha do General" (1999, de Simon West, com John Travolta, Madeleine Stowe) disputa com "Fim de Caso" (1999, de Neil Jordan, com Julianne Moore, Ralph Fiennes, Stephen Rea) o direito a passar nesta terça.

Vivendo no Limite
SBT, 3h10.
(Bringing Out the Dead). EUA, 1999, 121 min. Direção: Martin Scorsese. Com: Nicolas Cage, Patricia Arquette, John Goodman, Tom Sizemore, Marc Anthony. A vida de um paramédico de Nova York (Cage) vista pela lente de Scorsese. Tem a força do diretor, mas também esse ritmo muito forçado que Scorsese desenvolve por vezes.

Ensina-me a Viver
Globo, 3h20.
(Harold and Maude). EUA, 1971, 92 min. Direção: Hal Ashby. Com Ruth Gordon, Bud Cort, Vivian Pickles, Cylril Cusak. Jovem rico com fortes tendências suicidas e com o hábito de seguir enterros encontra, num desses, Maude, senhora oitentona, mas extremamente vital. Maude não só despertará o amor de Harold como, conforme o título brasileiro, o ensinará a viver. A história, de sucesso, puxa a corda do verossímil. Ashby entrega-se a ela, mais do que a domina. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Agora lascou! Severino recebe gorjetão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.