São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil terá três "ciclos" na França

DA SUCURSAL DO RIO

A três meses de 2005, a programação do chamado "ano do Brasil na França" ainda não saiu das linhas gerais. Mas elas existem. Anteontem, o comissário brasileiro de "Brasil, Brasis" (título da programação), André Midani, anunciou quais serão os três grandes blocos da temporada, ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do embaixador da França no país, Jean de Gliniasty.
"De março a maio, acontecerão exposições sobre o patrimônio brasileiro. Até agosto será o Brasil festivo: música e esporte. E até dezembro haverá mostras de dança contemporânea, artes plásticas e cinema", disse. Ele prevê para 20/ 3 o início de "Brasil, Brasis".
Midani informou que pouco mais de 2.000 projetos estão sendo analisados. Segundo o embaixador francês, já foram escolhidos quatro de cinema: a mostra "Retrato das Cidades", sobre Rio, São Paulo e Brasília; um ciclo "em torno da mestiçagem"; um festival itinerante de filmes brasileiros; e uma mostra de produções latinas.
Segundo o secretário nacional do Audiovisual, Orlando Senna, há a possibilidade de ser feita uma co-produção Brasil-França sobre a vida de Santos Dumont. Gil disse que recursos da iniciativa privada complementarão os do governo para viabilizar o programa.


Texto Anterior: Cinema: "Delírio" de Verhoeven é atração no Cinesesc
Próximo Texto: Música: Byrne canta guerras norte-americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.