São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Canal Brasil exibe documentário de falas ensaiadas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Por um lado, "Assim Era a Atlântida" (Canal Brasil, 22h40) é um filme que informa bastante sobre o que foi a principal produtora de chanchadas nos anos 50, trazendo, inclusive, trechos de vários filmes da companhia.
Por outro, eis aí o caso bem característico de um filme oficial. Nada se fala sobre a precariedade dos equipamentos, sobre as produções feitas às pressas, sem dinheiro etc. São aspectos que não diminuiriam em nada a Atlântida, até valorizariam bastante o trabalho de seus técnicos e atores.
Ao mesmo tempo, é horrível ver um documentário ensaiado. E os depoimentos são constrangedoramente ensaiados. Pior: aparentemente, a mesma pessoa escreveu os textos, de modo que todo mundo fala igual e, mais do que isso, bate numa mesma tecla, a da ingenuidade.
Devia ser proibido falar da ingenuidade como uma vantagem, nem que seja por esperteza. É algo que pode querer dizer tudo. Ou nada.


Texto Anterior: Série: "C.S.I.: Miami" leva personagens para o Rio
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Um inimigo na cabeceira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.