São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

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Empresa petrolífera ajusta contrato para ambientar a nova trama das 19h em plataforma

Globo e Petrobras negociam novela

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Petrobras está negociando o patrocínio da próxima novela das sete da Globo, "Romance", com estréia prevista para agosto.
Pelo acordo em discussão, a novela terá locações em plataformas de extração de combustíveis e centros de pesquisa da estatal. Além disso, haveria personagens trabalhando em projetos de pesquisas e preservação do meio ambiente apoiados ou promovidos pela Petrobras.
A idéia é desvincular a imagem da Petrobras de poluidora do meio ambiente e reforçar a de empresa social e ambientalmente responsável. Inicialmente, não haveria locações na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde, em março de 2001, afundou a plataforma P-36, causando a morte de 11 trabalhadores.
As paisagens preferidas pela Petrobras eram as da estação de exploração de gás natural ambientalmente correta Urucu, no meio da floresta amazônica.
Contra Urucu, aonde só se chega de helicóptero, há o fator custo. Os altos gastos com deslocamentos do Rio, onde fica a Globo, até o Amazonas, podem deixá-la para segundo plano, mas não devem descartá-la totalmente.
No início de fevereiro, Marcos Paulo, diretor de núcleo da próxima novela das 19h da Globo, esteve na Bacia de Campos conhecendo as instalações da Petrobras no local. Isso indica que as plataformas marítimas têm boas chances de virar cenário de "Romance". Ou que a Globo insista que elas sejam cenários. Um outro diretor da Globo, da área de produção, que fornece a logística para as gravações, esteve no Amazonas.
As negociações entre Globo e Petrobras começaram em setembro do ano passado, quando a estatal do petróleo investiu R$ 50 milhões na campanha de seus 50 anos, com algumas ações de merchandising na emissora carioca.
De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, foi a Globo que procurou a estatal com uma proposta de novela ambientada em plataformas marítimas.
A Petrobras confirma as negociações e informa que a proposta da Globo já tramitou por diversos departamentos internos, como o jurídico. Mas ainda falta a assinatura do contrato. A Folha apurou que, atualmente, ambas as partes discutem detalhes de orçamentos.
A Globo afirma que a novela ainda não entrou em produção e que não está decidido se "Romance" será a próxima novela das sete. Por isso não falou sobre negociações com a Petrobras.
Uma ação individual de merchandising nas novelas da sete da Globo custa, na tabela, R$ 275 mil, mais 10% de cachê para atores e técnicos. Os merchandisings são estudados caso a caso.
Os valores envolvidos nas negociações entre Globo e Petrobras ainda são desconhecidos. Especula-se que a petrolífera arcaria com boa parte dos custos da novela, que, se tiver 200 capítulos, não sairá por menos de R$ 30 milhões.
A Petrobras, segundo dados do Ibope, foi o segunda estatal em investimentos publicitários no ano passado. Gastou R$ 200 milhões.



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