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Empresa petrolífera ajusta contrato para ambientar a nova trama das 19h em plataforma
Globo e Petrobras negociam novela
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
A Petrobras está negociando o
patrocínio da próxima novela das
sete da Globo, "Romance", com
estréia prevista para agosto.
Pelo acordo em discussão, a novela terá locações em plataformas
de extração de combustíveis e
centros de pesquisa da estatal.
Além disso, haveria personagens
trabalhando em projetos de pesquisas e preservação do meio ambiente apoiados ou promovidos
pela Petrobras.
A idéia é desvincular a imagem
da Petrobras de poluidora do
meio ambiente e reforçar a de empresa social e ambientalmente
responsável. Inicialmente, não
haveria locações na Bacia de
Campos, no Rio de Janeiro, onde,
em março de 2001, afundou a plataforma P-36, causando a morte
de 11 trabalhadores.
As paisagens preferidas pela Petrobras eram as da estação de exploração de gás natural ambientalmente correta Urucu, no meio
da floresta amazônica.
Contra Urucu, aonde só se chega de helicóptero, há o fator custo.
Os altos gastos com deslocamentos do Rio, onde fica a Globo, até o
Amazonas, podem deixá-la para
segundo plano, mas não devem
descartá-la totalmente.
No início de fevereiro, Marcos
Paulo, diretor de núcleo da próxima novela das 19h da Globo, esteve na Bacia de Campos conhecendo as instalações da Petrobras no
local. Isso indica que as plataformas marítimas têm boas chances
de virar cenário de "Romance".
Ou que a Globo insista que elas sejam cenários. Um outro diretor
da Globo, da área de produção,
que fornece a logística para as gravações, esteve no Amazonas.
As negociações entre Globo e
Petrobras começaram em setembro do ano passado, quando a estatal do petróleo investiu R$ 50
milhões na campanha de seus 50
anos, com algumas ações de merchandising na emissora carioca.
De acordo com a assessoria de
imprensa da Petrobras, foi a Globo que procurou a estatal com
uma proposta de novela ambientada em plataformas marítimas.
A Petrobras confirma as negociações e informa que a proposta
da Globo já tramitou por diversos
departamentos internos, como o
jurídico. Mas ainda falta a assinatura do contrato. A Folha apurou
que, atualmente, ambas as partes
discutem detalhes de orçamentos.
A Globo afirma que a novela
ainda não entrou em produção e
que não está decidido se "Romance" será a próxima novela das sete. Por isso não falou sobre negociações com a Petrobras.
Uma ação individual de merchandising nas novelas da sete da
Globo custa, na tabela, R$ 275 mil,
mais 10% de cachê para atores e
técnicos. Os merchandisings são
estudados caso a caso.
Os valores envolvidos nas negociações entre Globo e Petrobras
ainda são desconhecidos. Especula-se que a petrolífera arcaria com
boa parte dos custos da novela,
que, se tiver 200 capítulos, não
sairá por menos de R$ 30 milhões.
A Petrobras, segundo dados do
Ibope, foi o segunda estatal em investimentos publicitários no ano
passado. Gastou R$ 200 milhões.
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