São Paulo, domingo, 07 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/DVD/"Um Anjo em Minha Mesa"

Diretora de "O Piano" cria retrato intenso de escritora

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Há um tanto de loucura por trás da arte? Criar sempre pressupõe um estranhamento em relação à vida e ao mundo? Responder a essas questões sem cair no estereótipo romântico do lema "de artista e de louco, cada um tem um pouco" é o propósito de "Um Anjo em Minha Mesa", segundo filme da cineasta neozelandesa Jane Campion antes de ter alcançado fama (e inércia criativa) a partir de "O Piano", seu trabalho seguinte.
Produzido para a TV em 1990, o filme narra em três partes a complicada trajetória pessoal da escritora neozelandesa Janet Frame (1924-2004), seguindo os três tomos de sua autobiografia publicada nos anos 80. A primeira parte, "Para a Terra do Ser", descreve a infância pobre e as dificuldades escolares num ambiente limitado, no qual suas habilidades poéticas passam despercebidas pela maioria dos professores, preocupados com disciplina.
"Um Anjo em Minha Mesa" é o nome da segunda parte, na qual Janet passa à idade adulta e, devido a um temperamento fora dos padrões, sofre internações em instituições psiquiátricas. "O Enviado da Cidade dos Espelhos", terceiro episódio, mostra o percurso literário da autora.
A diretora Jane Campion opta por adaptação que respeita a cronologia dos eventos, o que não impede que o filme tenha implosões e rupturas que desorientam o percurso da personagem. Em vez de se manter fiel ao gênero biográfico tradicional, Campion constrói retrato movido a intensidades, com vibrações emocionais que permitem ao espectador entrar nas experiências-limite de Janet.
Desse modo, a trajetória pouco conhecida da autora ganha corpo e, em vez de oferecer mais um mito, a ênfase se desloca para a força e os impasses da subjetividade extrema.


UM ANJO EM MINHA MESA

Direção: Jane Campion
Lançamento: Lume (R$ 48)
Classificação: 16 anos
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Jerry Seinfeld e Ricky Gervais mostram novas produções
Próximo Texto: Crítica/DVD/"O Absolutismo - A Ascensão de Luís XV" e "O Amor": Roberto Rossellini enfatiza história da vida privada de rei
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.