São Paulo, sábado, 07 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra no Rio vai privilegiar obras dos anos 50

DA REPORTAGEM LOCAL

O pintor catalão Salvador Dalí será a grande estrela da mostra "O Surrealismo", que acontece de 20 de agosto a 28 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
A exposição, que já tem confirmada a vinda de cinco obras de Dalí, privilegiará a fase do pintor até os anos 50. "Não vamos mostrar obras feitas depois desse período, pois o considero o auge de sua produção. A partir daí, Dalí entrou em produção quase industrial e sem a mesma qualidade", diz o organizador da mostra, o ex-adido cultural da França Romaric Sulger Büel.
Dalí também estará presente no ciclo de cinema do evento, com a exibição de cópias novas e restauradas de "Um Cão Andaluz" e "L'Âge d'Or", ambos dirigidos por Luís Buñuel.

Outros destaques
O evento contará com cerca de 250 obras no total, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e instalações, além do ciclo de cinema, uma exposição de fotografias, leituras de peças teatrais e um seminário de literatura.
"O Surrealismo" será dividido em temas, segundo o "Manifesto Surrealista" (1924): o amor, a revolução, a poesia, o sonho e a internacionalização.
Além de Dalí, a organização do evento confirma a exposição de obras de Picasso, Magritte, Miró, Frida Kahlo, Cícero Dias, Giorgio De Chirico, Max Ernst, Pollock, Tarsila do Amaral, entre outros (leia lista acima). (SC)


Texto Anterior: Dalí
Próximo Texto:
FOLHA INÉDITOS -
A verdade na casa dos espelhos

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.