São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos cantores modernizam o gênero

DA REPORTAGEM LOCAL

Com os discos "I Learned the Hard Way", que sai agora nos EUA, e com o anterior, "100 Days, 100 Nights", de 2007, Sharon Jones ajudou a dar uma cara nova à soul music nos anos 00.
Ela está dentro de um grupo de cantoras que vão buscar inspirações nos anos 1960 e 1970, em gravadoras como Motown e Stax.
Amy Winehouse é o nome mais conhecido desse grupo de artistas que procura atualizar a soul music.
Não é coincidência que a inglesa Winehouse gravou parte do blockbuster "Back to Black" com os americanos Dap-Kings, a banda de apoio de Sharon Jones.
Winehouse abriu as portas da indústria para outras cantoras britânicas. Assim, gente como Adele e Duffy ganharam espaço em rádios e na internet.
Mas esse "nova soul music" não pertence apenas às mulheres. Desde o início do ano passado, um cantor de 31 anos vem ganhando comentários elogiosos pela maneira como cria canções.
É o americano Mayer Hawthorne, que lançou o primeiro disco, "A Strange Arrangement", em 2009.
Compositor, produtor, cantor e arranjador, Hawthorne é autor de gemas como Just Ain't Gonna Work Out, que pode ser ouvida no www.myspace.com/mayerhawthorne. (TN)


Texto Anterior: Música/Crítica/"I Learned the Hard Way": Com os Dap-Kings, Sharon Jones revitaliza a soul music
Próximo Texto: CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.