São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vocalista de banda de rock vira Capitu na TV

Letícia Persiles, do grupo Manacá, vive a personagem em sua fase adolescente

Minissérie de Luiz Fernando Carvalho baseada na obra clássica "Dom Casmurro", de Machado de Assis, estréia na próxima terça-feira na Globo

Divulgação
A atriz carioca Letícia Persiles dança em cena de 'Capitu', que será exibida em cinco capítulos nesta semana, por volta de 23h

SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para encarnar a Capitu de "Dom Casmurro" (1899), a atriz Letícia Persiles preferiu buscar sua principal referência não em livros sobre a sociedade carioca do século 19, onde o romance é situado, mas sim em uma obra sobre a França pré-revolucionária. "Capitu" é o título da adaptação para a TV do clássico de Machado de Assis. A minissérie, em cinco episódios, estréia na próxima terça, na Globo.
O texto a que a atriz se refere é "O Grande Massacre de Gatos", do historiador norte-americano Robert Darnton, que trata das mudanças culturais e de comportamento dos franceses às vésperas da Revolução. Entre outras coisas, seu estudo aborda uma tradição popular que relaciona a sexualidade feminina com os felinos.
"Há uma relação entre os dois estereótipos que está no imaginário popular há tempos. Mulher e gatos são vistos como algo que inspira admiração e mistério. Geram dúvidas e, por isso, estão sempre sujeitos a serem julgados", disse à Folha. Persiles tem 25 anos. Nasceu e cresceu na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, onde também aprendeu a fazer teatro e circo. "Capitu" será seu primeiro papel televisivo.
Nos últimos dois anos, tem se dedicado principalmente à música. Ela é vocalista da banda Manacá, que mistura folclore brasileiro com o pop. "Sou fã das congadas e de outros gêneros, tanto do Nordeste como do interior de Minas e aqui do Rio", diz.
Uma das inspirações da banda é o Movimento Armorial -do qual o paraibano Ariano Suassuna é o principal nome. Foi por aí que teve início o diálogo entre Persiles e Luiz Fernando Carvalho. O diretor estava fazendo a adaptação de uma das obras do autor, "A Pedra do Reino", quando leu sobre o Manacá num jornal. Contatou a moça e, depois, convidou-a a viver a Capitu menina na minissérie.
Na fase adulta, a personagem é interpretada por Maria Fernanda Cândido.


CAPITU
Quando: de 9 a 13 de dezembro, após 22h55
Onde: Globo
Classificação: não informada




Texto Anterior: Saiba mais: Projeto prevê 6 minisséries no ano que vem
Próximo Texto: "Fui com medo e fiquei com mais medo ainda"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.