São Paulo, sexta, 8 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE
Algumas obras nunca foram expostas
Coroa britânica exibe o seu acervo

de Londres

O Palácio de Buckingham ganhará uma galeria anexa especialmente construída para expor permanentemente todo o acervo real de obras de arte. Pinturas renascentistas de artistas como Raphael e Michelângelo e barrocas de Rembrandt, Vermeer e Van Dyck estão entre as preciosidades da coleção. As obras da coroa britância poderão ser vistas pelo público no novo prédio a partir de 2002. Calcula-se que haja 7.000 pinturas no acervo real -três vezes mais do que há na National Gallery- e outros milhares de desenhos, segundo o jornal britânico "The Guardian".
Uma seleção dos melhores trabalhos desse patrimônio renderia US$ 1,7 bilhão, segundo especialistas ouvidos pelo jornal.
²
Primeira vez
Algumas dessas obras são exibidas esporadicamente em exposições realizadas em galerias e museus reais britânicos ou museus estrangeiros.
Outras nunca foram exibidas. Há peças que datam de mais de 500 anos. A exposição do acervo marcará o jubileu de ouro da rainha Elizabeth 2.
O novo prédio anexo ao Palácio de Buckingham dobrará o tamanho da Queen's Gallery, onde parte das obras da coleção já se encontra exposta.
O arquiteto neoclássico John Simpson divulgará detalhes da construção até o fim do mês, segundo a reportagem do "The Guardian".
(ISABEL CLEMENTE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.