São Paulo, sexta, 8 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série aborda formação da América

da Reportagem Local

A TV Cultura reapresenta, a partir de amanhã, a série "Visões da América", concebida e apresentada por Robert Hughes, crítico de artes plásticas do "The New York Times". A série, com oito programas, irá ao ar aos sábados, às 20h30.
A cena de abertura, com Hughes no alto do Chrysler Building, em Nova York, já insinua que boa parte da série será dedicada à arquitetura. A certeza vem no decorrer do programa, quando Hughes enumera -até que detalhadamente demais- várias das realizações do arquiteto e presidente Thomas Jefferson.
Hughes trata da formação da República norte-americana a partir de ideais clássicos gregos, romanos e franceses (esses últimos como forma de menosprezar a colonização inglesa).
Apesar de interessante, a série mostra que foi feita "para americano ver". Pouco fala das influências da arte européia nas artes plásticas, quando se sabe que a arte norte-americana só ganha independência depois da Segunda Guerra, no momento em que os EUA se tornam não apenas a grande potência econômica mundial, mas também uma potência artística autônoma, graças ao expressionismo abstrato. (CF)
²

Programa: Visões da América Apresentação: Robert Hughes Emissora: TV Cultura Quando: amanhã, às 20h30


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.