São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Um correto diretor de atores

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

De Barbet Schroeder é lícito pensar que se tornou um diretor a meio caminho: nem um grande nome hollywoodiano nem um autor em termos europeus.
Mas é um meio caminho a respeitar, com filmes que se sustentam nas pernas e valem, haja o que houver, pela direção de atores.
O caso de hoje é "Mulher Solteira Procura" (TNT, 17h). A trama diz respeito a uma jovem (Jennifer Jason Leigh) que vem dividir casa com Bridget Fonda e, cada vez mais, imbui-se de admiração pela colega. Admiração que se torna logo obsessão, com as decorrências presumíveis. O crescendo, embora correto, não acrescenta nada de fundamental ao que o cinema já desenvolveu até hoje sobre esse tipo de patologia. Agora, Fonda está ótima, e Leigh é um fenômeno que não se pode deixar de ver.

TV ABERTA

Triângulo das Bermudas
Record, 14h.
(Bermuda Triangle). EUA, 1995, 88 min. Direção: Ian Toynton. Com Sam Behrens, Susanna Thompson. Família vítima de naufrágio durante cruzeiro pelas Bermudas topa com uma ilha misteriosa, que não consta dos mapas. Ali encontram as pessoas que haviam desaparecido em acidentes aéreos também misteriosos, além de nativos dotados de estranhos poderes. Em suma, o filme tem tudo e não tem nada.

A Assassina
SBT, 22h30.
(Point of No Return). EUA, 1993, 100 min. Direção: John Badham. Com Bridget Fonda, Gabriel Byrne. Assassina condenada à morte (Fonda) é salva e, em troca, passa a integrar secretíssimo grupo de matadores a serviço do governo. Refilmagem do francês "Nikita" (1990), de Luc Besson. Fantasia um tanto inconseqüente. Vale a atriz.

Alô?!
Cultura, 0h.
Brasil, 1998, 95 min. Direção: Mara Mourão. Com Ingrid Guimarães, Bety Lago, Duda Mamberti. O encontro de quatro pessoas que vivem na fronteira da corrupção é a base desta comédia não raro simpática mas também não raro desencontrada.

Intercine
Globo, 1h35.
Nesta semana a programação começa na terça por causa do Carnaval, com "A Praia" (2000, de Danny Boyle, com Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton). Nos outros dias da semana, para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões até a sexta-feira).

Vivendo no Limite
SBT, 3h15.
(Bringing Out the Dead). EUA, 1999, 121 min. Direção: Martin Scorsese. Com Nicolas Cage, Patricia Arquette. A vida de um paramédico de Nova York (Cage) vista por Scorsese. Tem a força do diretor -e também esse ritmo muito forçado que Scorsese desenvolve por vezes.

Quem É Harry Crumb?
Globo, 3h40.
(Who's Harry Crumb?). EUA, 1989, 87 min. Direção: Paul Flaherty. Com John Candy, Jeffrey Jones, James Belushi. Candy faz o possível como detetive inepto que tenta desvendar mistério em comédia também inepta. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.