UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Warhol expõe viúva Kennedy no local do crime

STEPHEN KINZER
DO "THE NEW YORK TIMES"

O andar superior do Depósito de Livros Didáticos do Texas, em Dallas, de onde foram disparados os tiros que mataram o presidente John Fitzgerald Kennedy, virou galeria de arte.
Duas mostras fotográficas itinerantes passaram pela galeria desde sua abertura, há um ano, mas a grande inauguração vai acontecer mesmo neste mês. No dia 21 será aberta uma exposição de retratos serigráficos de Jacqueline Kennedy feitos por Andy Warhol nos meses seguintes ao assassinato do presidente. Ao olhar as imagens, os visitantes estarão um andar acima do local de onde saíram os tiros fatais.
"A idéia é levar as obras de arte mais importantes sobre o assassinato de Kennedy a um lugar relacionado ao crime", explica Richard Brettell, curador da mostra. ""Quando as pessoas visitam o sexto andar, passam por uma narrativa histórica repleta de palavras e imagens. Que prelúdio melhor poderia haver para esses trabalhos? É um modo de mostrar como um artista traduz um acontecimento histórico."
A exposição ficará em Dallas até 26/10 e depois vai para o Museu Andy Warhol, em Pittsburgh, de onde vieram a maioria das obras.


Tradução de Clara Allain


Texto Anterior: Artes: Mostras investigam influências aos pares
Próximo Texto: Arquitetura: Ruy Ohtake toma liberdade formal para amparar vazio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.