São Paulo, quarta, 8 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

LOUCOS SONHOS
Bandeirantes, 13h05. (Beautiful Dreamers). Canadá, 1990, 102 min. Direção: John Kent Harrison. Com Colm Feore, Rip Torn, Weldel Meldrum. Depois que assume a chefia de um manicômio no Canadá, o médico Maurice Bucke (Feore) empenha-se em criar novos métodos de tratamento. Um pronunciamento na Filadélfia escandaliza os meios especializados, mas ganha a simpatia do poeta Walt Whitman (Torn) em pessoa, que o ajuda a enfrentar o conservadorismo dominante. No mínimo, um ponto de partida a considerar.

JEITO DE COWBOY
SBT, 13h30.
(Cowboy Way). EUA, 1994, 107 min. Direção: Gregg Champion. Com Kiefer Sutherland, Woody Harrelson, Dylan McDermott. Dois cowboys de rodeio do Novo México viajam até Nova York a fim de ajudar um amigo cubano cuja filha acaba de chegar aos EUA. A premissa é interessante, nesse filme que divide opiniões entre os comentaristas norte-americanos. Vale atentar.

PROJETO SECRETO - MACACOS
Globo, 14h55.
(Project X). EUA, 1987, 107 min. Direção: Jonathan Kaplan. Com Matthew Broderick, Helen Hunt. Piloto ajuda bela amestradora de animais a salvar um macaco que está destinado a ser usado como cobaia em missão da Força Aérea.

JUSTIÇA MORTAL
CNT/Gazeta, 21h30.
(Backstreet Justice). EUA, 1993, 90 min. Direção: Chris McIntyre. Com Linda Kozlowski, Hector Elizondo, Paul Sorvino. Ao investigar três crimes que envolvem um policial, a detetive Kozlowski descobre conexão entre os casos que examina e série de mortes que ocorreram décadas atrás.

INTERCINE
Globo, 0h20.
"Fantasma 2" (1988, de Don Coscarelli, com James Le Gros, Reggie Bannister) e "O Dia do Chacal" (Inglaterra/França, 1973, de Fred Zinnemann, com Edward Fox, Michel Londsdale) disputam a preferência do espectador para efeito de exibição nesta quarta.

PAIXÃO PERIGOSA
Bandeirantes, 2h05.
(The Cool Surface). EUA, 1992, 85 min. Direção: Erik Anjou. Com Robert Patrick, Teri Hatcher, Matt McCoy. Escritor em crise não consegue concluir seu novo livro após a morte da mulher, assassinada. O encontro com uma bela atriz parece que vai melhorar as coisas, mas as crises de ciúme do escritor o consomem, quando a moça se envolve com um produtor de cinema.

ALTA ANSIEDADE
Globo, 2h50.
(High Anxiety). EUA, 1977, 93 min. Direção: Mel Brooks. Com Mel Brooks, Madeline Kahn, Cloris Leachman. Em torno do complô sinistro que funcionários de instituição psiquiátrica armam contra o novo diretor, Brooks arma sua sátira aos filmes de Hitchcock. Comédia para ver com algum esforço.


TV PAGA
E nasce a nouvelle vague

da Redação

"Nas Garras do Vício" (Eurochannel, 22h), de Claude Chabrol, marcou, na prática, o início da nouvelle vague e seu ideário: um cinema despojado das convenções de estúdio, do "savoir faire" acadêmico.
Sentia-se vida naqueles personagens que frequentavam a província, nos diálogos, nas situações que experimentavam.
É uma ocasião para ver e perguntar o que aconteceu ao cinema francês de lá para cá.
Quando se procura um referencial naquele país eles ainda são, com certeza, esses: Godard, Eric Rohmer, Chabrol, Jacques Rivette, Alain Resnais. Depois, houve intelectualismo demais (Doillon) ou de menos (Besson). Alegria de filmar, só esparsamente.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.