UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA

Artista revê fronteiras e busca liberdade

Lina Kim explode limites em espelhos

Divulgação
Obra de Lina Kim em exposição na galeria André Millan


DA REPORTAGEM LOCAL

A explosão espacial provocado pelo reflexo de centenas de pequenos espelhos, obra de Lina Kim em cartaz a partir de hoje na entrada da galeria André Millan, já é conhecida dos paulistas. Assim era a sala da artista na Bienal de São Paulo, no ano passado.
No novo trabalho, denominado "In Between", há agora pratos de bateria envolvendo as mesmas camisas de força. Ironicamente, instrumentos que provocam som amplificam o silêncio da obra.
No entanto, a surpresa é grande com as fotografias apresentadas no decorrer da mostra, seja a série "Qualquer Lugar", imagens azuladas acorrentadas à parede, ou "Neblina", acizentadas pela neblina de uma estrada, amontoadas em grupos provocando dificuldade na própria visão da imagem. Kim apresenta espaços transitórios buscando dar a eles uma nova ordem.
"Cruzar fronteiras é sempre um risco, e uso isso como metáfora da arte, que deve questionar limites e buscar a liberdade, a explosão do homem", diz a artista, que acaba de chegar de uma residência de três meses na Alemanha.
Lá, durante o período, a artista montou a instalação "Flying Thoughts" (pensamentos voadores), que consistia em 3.500 aviões de papel (feitos a partir de cartas escritas pela artista) que foram jogados em uma sala.
Já na galeria Millan, além das fotos, espelhos continuam causando impacto no trabalho de Kim. Um lago espelhado ("Lago"), quadros ("Construções") e um quadro negro ("Lousa") do mesmo material completam a mostra. "Com a lousa que reflete o observador aponto para a incerteza do conhecimento e a necessidade da reflexão", explica Kim.
(FABIO CYPRIANO)

LINA KIM. Mostra individual de sete obras da artista paulista. Onde: galeria André Millan (r. Rio Preto, 63, SP, tel. 0/xx/11/3062-5722). Quando: abertura hoje, 19h; de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h; até 30/5. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Artes: MAM celebra "intensidade" de Lívio Abramo
Próximo Texto: Show: Luis Vagner comemora 40 anos de guitarra e suingue
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.