São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

"A lei, ora... a lei!!! Já fui submetida a tudo quanto é tipo de regra, desde os jogos da Idade do Gelo, passando pela Idade Antiga na China, Grécia e Roma, até a Europa Ocidental na Idade Média. Foi somente em 1580, porém, lá em Florença, que fui submetida a leis por escrito, codificadas por um tal Giovanni Bardi. O que poucos sabem é que, até 1891, não havia a tal penalidade máxima, o pênalti tão manjado. Até então eu nunca tinha ficado... na marca do pênalti!!! (...) Virgem, eu tive de dar bola a cada regra!!!"

"Mas a verdade é que fui chutada em muitos outros terrenos, desde o gelo primordial até mesmo por sobre simples terra nua, empedrada, terra seca, amarronzada, no Antigo Egito, onde não me jogavam para ganhar ou para marcar gols, mas muito mais para expulsar cada vez mais longe os maus espíritos que, segundo acreditavam, se encarnavam dentro do meu corpo tão arredondado."
de "Memórias de uma Bola de Futebol"



Texto Anterior: Livros/Lançamentos: Diário de uma bola
Próximo Texto: "O amor dessa mulher" e "Deixe o quarto como está": Contos gaúchos espelham imobilismo de personagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.