São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NINA HORTA

O melhor remédio


Quem continuou jovem e belo? Ninguém! Estamos todos obesos! Só pode ser de tanto comer alface!


BAIXOU EM mim a macaca do Simão. Rir é o melhor remédio! "Estou com fome. Não sei se vou ao médico ou como um pão!" Se os cozinheiros não reagirem vão ter de fazer estágio em pronto-socorro e pós-graduação no Hospital das Clínicas!
No ano 2000, estaríamos vestidos de Barbarella tomando pílulas em vez de comer! Chegamos lá sem perceber! É isso que é o pior!
As comidas nas embalagens dos mercados não são mais gostosas, são naturais! Saudáveis! Nutritivas! E diet e light e macrô! E a comida tem indicação e contraindicação! Não é que adoçante era para diabético e se comprava na farmácia?
Que onda é esta? Quem lê o menu e escolhe o porquinho pururuca do restaurante eñe diz a cada garfada que vai voltar para casa a pé! Ou sai dali direto para comprar ração na feira! Ração, sim senhoire!
Não é uma onda, é um tsunami, e poucos se salvarão, só os gordos boiando sobre as palmeiras e as sacolas "eco-friendly"!
De boas intenções e de conselhos médicos está o Inferno forrado! Para não envelhecermos fizemos tudo o que seu mestre mandou! Nhac nos brócolis, chô pras batatas, chá verde amargo, complementos alimentares, marcha soldado, cabeça de papel! Se não marchar direito, vai preso no quartel! Quem continuou jovem e belo? Ninguém! Feios de doer e com bafo de alho!
Como é que Eva ia ao banheiro sem fibra de linhaça? E ainda por cima depois de comer a maçã que segura o intestino? E como Adão se aguentou sem azeite de oliva virgem na salada? E sem gergelim? E broto de alfafa? Arroz integral? Como?
Não acesse catálogos de bibliotecas pela letra "a"! "A Ciência e a Arte dos Alimentos", "Álbum Fotográfico de Porções Alimentares", "Alimentando Sua Saúde". A culpa foi de "Breakfast at Tiffany's"! Audrey Hepburn acabou com a lambança!
Cuidado, tem gente querendo nos dar comida na boca! O nutri-personal. Fingindo que é um amigo (para os outros), está ali para você não se entupir de macarrão ou de bolo de cenoura! Sendo que o bolo de cenoura já foi inventado para que você não comesse o de fubá!
E existem brinquedos tipo Lego para criança aprender a contar calorias! Melhor seria um fogão a lenha no pátio da escola para aulas de cozinha!
Estamos todos obesos! Só pode ser de tanto comer alface! No tempo em que se andava de bicicleta à toa e não para engordar a panturrilha, se ia à praia para tomar sol, se dava volta no quarteirão em vez de caminhar, todo mundo era médio! Vão dizer que a culpa daqueles Boteros nus é da internet? Não tem a menor cara! O Google quer é tirar o povo do sofá da biblioteca!
Minha nora foi ao Japão aprender técnicas de parto caseiro, que parto não é doença! As parturientes dão à luz em casa cercadas por maridos, filhos, sogras, fotografando com flash... Escaparam do hospital e caíram na passarela!
Somos bobos demais. A nossa síndrome mais recente! Tratar fumante como leproso! E ontem mesmo vi um grupo de não fumantes fazendo "jogging" na Faria Lima atrás de um furgão envenenado. E o que mais que eu vi? A nova água que compraram lá em casa! É leve, mineral, fluoretada, fracamente radioativa na fonte e dá direito a uma massagem!
Se a turma da comida não reagir, vai acabar esta coluna, o restaurante a quilo, a mãe no fogão! E o moleque vai levar lanche da Bayer! Com direito a se pesar três vezes ao dia!

ninahorta@uol.com.br


Texto Anterior: Comida: Vinho azedo
Próximo Texto: Crítica/Restaurante: Tre Bicchieri faz cozinha da Toscana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.