São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Show celebra maioridade da Sutil Cia.

Felipe Hirsch reúne DeFalla e Beijo AA Força, que considera influências em seu trabalho nos últimos 18 anos

Sesc Belenzinho vê hoje formações antigas de bandas formadas na cena underground do sul do país nos anos 80

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Como parte das comemorações dos 18 anos de sua Sutil Cia., Felipe Hirsch arquiteta um show com duas bandas vindas da cena underground do sul do país: DeFalla, de Porto Alegre, e Beijo AA Força, de Curitiba.
O encontro dos grupos, que marcaram a juventude do diretor teatral e que este considera influências em seu trabalho, acontece hoje no Sesc Belenzinho.
"A gente nunca influenciou o teatro do Felipe, isso é maluquice dele. A banda faz parte da sua memória afetiva, é só", diz Rodrigo Barros Del Rei, vocalista do Beijo AA Força, banda responsável por trilhas de espetáculos da Sutil nos últimos 15 anos.
Os grupos surgiram nos anos 1980. Apesar de o Beijo AA Força ter o punk e o samba como base, e o DeFalla, o rock, há mais similaridades entre ambos além da época da fundação.
Os dois têm presença de palco performática e fundem diversos estilos musicais.
"Naquela cena musical, um alimentava o outro", diz Edu K, vocalista do DeFalla, que logo em seguida confessa não lembrar muito da época: "Foi muita loucura".
O que ficou na memória é que eram tempos difíceis para quem buscava experimentação, como Hirsch e os integrantes das duas bandas. "Não tinha internet. Quando você encontrava alguém com quem se identificava, era como se estivesse diante de um farol", diz Edu K.
Os grupos não dividem o mesmo palco há mais de 20 anos. Vão encarar a nostalgia por completo e apresentar as músicas que marcaram o início de suas trajetórias.
DeFalla toca seu primeiro disco, cujo nome é o mesmo da banda, e Beijo AA Força, o último, "Ultralyrics", que reúne antigas composições de um de seus ex-integrantes, o poeta e músico Marcos Prado, morto em 1996.

NOVO FÔLEGO
Ao promover este show, o diretor da Sutil Cia. de Teatro não só viaja ao passado, mas também dá novo fôlego para duas bandas que permaneceram um bom tempo com as chuteiras penduradas.
"A gente não tocava com essa formação original há 24 anos", conta Edu K.
O caso de Beijo AA Força é mais excêntrico. A banda deixou de existir em 2006. "O Felipe nos convenceu a fazer esse show, mas não temos pretensão de seguir carreira. Depois desta noite, nunca mais vamos tocar. A gente tem mais o que fazer", diverte-se Del Rei, hoje na banda Maxixe Machine.

BEIJO AA FORÇA E DEFALLA

QUANDO hoje, às 21h30
ONDE Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000; tel. 00/xx/11/ 2076-9700)
QUANTO de R$ 6 a R$ 24
CLASSIFICAÇÃO não informada

CARLOS HEITOR CONY
O colunista está em férias.


Texto Anterior: YouTube lança canal exclusivo de cinema produzido no Brasil
Próximo Texto: Crítica/Teatro: Diretor fala apenas a seus iguais em "Trilhas Sonoras de Amor Perdidas"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.