UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD

Ao contrário do jogo do "Show do Milhão", de Silvio Santos, Cazé e Fivelinha aparecem em imagens gravadas para essa versão

MTV transforma "Neurônio" em video game

RODRIGO RAINHO SILVA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cazé Peçanha e toda a sua irreverência vão tentar conquistar a preferência do público para além da guerra de números do ibope. Ele e seu programa de televisão "Neurônio MTV" agora estão à venda em um novo "DVD game", que será lançado na véspera de Natal em todo o Brasil.
O produto é fruto de uma parceria entre MTV, Sony Music e Estúdios Mega. Só em mídia, essas empresas pretendem investir R$ 2,6 milhões, segundo José Wilson Fonseca, diretor de marketing da MTV.
A emissora musical fez as imagens de Cazé, do seu parceiro Max Fivelinha (que dá dicas no game) e da platéia. A Mega desenvolveu o software do jogo e fez o design. Com a Sony ficou a missão de distribuir o produto no mercado.
O DVD da MTV é simples e fácil de entender. Logo no menu, oferece biografias dos personagens do "Neurônio", regras do jogo, seus créditos e o botão que mais interessa, o "jogar" (início). Como o programa da TV, trata-se de um jogo de perguntas e respostas de conhecimentos gerais. Existem 800 questões, randômicas, com três alternativas cada.
Há dois modos de jogo -sozinho ou em dupla de equipes ("Mente" versus "Cabeça"). Os comandos são realizados por teclas do controle remoto.
"O objetivo de lançar o jogo em DVD é facilitar o acesso [independentemente da concorrência de plataformas de video game], unir a família e inserir as imagens do apresentador", diz Flávia Pinho, gerente de novos negócios da MTV.
Em alguns momentos, Cazé consegue soltar seu lado mais cômico e provocar risadas.
No final do jogo individual, por exemplo, ele avalia o rendimento do jogador segundo a escala do Homo sapiens -sábio, pouco sábio, muito pouco sábio etc. Quem atinge pontuação máxima assiste a um clipe com os melhores momentos do programa "Neurônio".
O DVD é diferente e mais dinâmico que o bem-sucedido jogo do "Show do Milhão", que tem Silvio Santos aparecendo apenas em imagens estáticas, emitindo vozes. Cazé, Max, a platéia e as criações gráficas dos produtores Chaban Rolim e Cláudia de Ávila, da Mega, dão um toque mais bem-humorado ao game da MTV, superando o similar do apresentador do SBT. O segredo: as imagens em movimento.
Na segunda fase do game, o jogador/telespectador tem de descobrir a identidade de personalidades camufladas em videoclipes, testar sua capacidade de memória e seus "conhecimento gerais" a respeito do mundo de fofocas das celebridades.


NEURÔNIO MTV - O JOGO EM DVD.
Produção: Sony, Estúdios Mega e MTV.
Com: Cazé Peçanha e Max Fivelinha.
Lançamento: 20/12.
Quanto: R$ 30.



Texto Anterior: Política cultural: Mercado Cultural revê "eventismo"
Próximo Texto: Nelson Ascher: Uma torrada ao tradutor desconhecido
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.